Eventos inovadores ampliam fluxos de visitantes

Eventos inovadores ampliam fluxos de visitantes

Por: Abdon Barretto Filho*

publicidade

O fenômeno turístico é uma fonte inesgotável de uma série de oportunidades. Na estruturação da oferta turística, na delimitação do bem e/ou serviço a ser oferecido, na qualificação para atender à demanda, no apoio ou realização da promoção, no apoio ou na comercialização e na avaliação constante. Na realidade, não existem barreiras para as entradas nos competitivos mercados do turismo nacional e internacional. Seguindo a sequência lógica do planejamento, organização, gestão e controle, qualquer iniciativa pode ter sucesso, desde que atenda à demanda. As ameaças são identificadas quando o “deveria ser” cria ilusões para muitos empreendedores ou apaixonados pelo turismo. 

Vivemos em uma economia de mercado em que as realidades dos fatos destroem as boas ou más intenções. Considerando-se a estruturação da oferta turística, observa-se que os investimentos são fundamentais para delimitar aquilo que será oferecido, principalmente nos acessos aos núcleos receptores e nos serviços locais receptivos, entre outros. No caso dos eventos, as possibilidades podem ser ampliadas com criatividade e usabilidade, gerando inovações capazes de atraírem visitantes. Naturalmente, uma boa ideia, devidamente desenvolvida profissionalmente, pode trazer bons benefícios para seu criador e ao grupo integrante. Observa-se que muitos municípios utilizam seus eventos para promoverem seus aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços através de comemorações diversas. Existem eventos vinculadas às estações do ano e às produções locais, com a agricultura, pecuária, incluindo máquinas e equipamentos vinculados. 

Existem eventos religiosos, artísticos, incluindo apresentações musicais, teatrais e danças, sem esquecer os eventos profissionais diversos, grandes destaques no turismo urbano. Convém destacar que um calendário anual de eventos pode contribuir na promoção do destino turístico, gerando fluxos específicos e ampliando as possibilidades para o “antes” e o “depois” das suas realizações em áreas urbanas ou rurais. Portanto, no caso em que o município pretenda ingressar no mercado turístico, uma boa alternativa é elaborar, qualificar e promover seus eventos locais atraindo visitantes, completando os aspectos positivos identificados, principalmente no bem receber da sua comunidade. Além disso, os eventos inovadores criam demandas e aumentam fluxos de visitantes nas quatro estações do ano. Pode-se concluir que o turismo, os eventos e a inovação, com transversalidade e profissionalismo, estão juntos na criação, aperfeiçoamento, adequação, captação, parceria e produção conjunta, criando novas oportunidades. A inovação gera notícias e mídia espontânea, atraindo interessados no evento e no núcleo receptor, aumentando os fluxos de visitantes. É assim no mundo todo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso. 

*Economista e mestre em Comunicação Social

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895