Federarroz

Federarroz

Ao longo das últimas quatro décadas, a população mundial dobrou, desafiando a produção de alimentos.

Rodrigo Ramos Rizzo

publicidade

A vida é 10% do que acontece e 90% como você reage ao que acontece. Nas últimas quatro décadas, a população mundial praticamente dobrou. O Brasil passou de importador a exportador de alimentos, atualmente produzindo comida para mais de um bilhão de pessoas. Na orizicultura não foi diferente. Com a aplicação de tecnologia de ponta e altos investimentos neste período, as nossas lavouras irrigadas atingiram uma produtividade em torno de 12 mil kg/ha contra os mil kg/ha que produziam no passado. O produtor gera alimento para si e para muitas outras famílias que dependem dessa produção.

A Federação das Associações de Arrozeiros do RS é uma entidade muito à frente de seu tempo que representa este importante setor que produz o alimento mais consumido no mundo depois da água. Cumpre, com muita eficiência, o importante papel de representar os produtores perante os diversos e complexos temas que impactam na produção com sustentabilidade. Além de, também, ser responsável pela maior abertura de colheita das Américas, a Abertura Oficial da Colheita de Arroz (Aoca). Com trajetória consolidada, conquistou liderança nacional através do competente trabalho que realiza junto aos órgãos públicos e às entidades privadas. Esse é o legítimo e verdadeiro papel de uma federação.

Desde 1989, com Breno Pinheiro Prates, seu fundador, até hoje, com o presidente Alexandre Azevedo Velho, a Federarroz sempre esteve firme, ao lado de quem produz, garantindo segurança alimentar farta e saudável.

Utilizando a informação como insumo, enfrentou com galhardia, com posicionamentos firmes e adequados, fortes embates pela manutenção de mercados e comercialização justa. Participou decisivamente no equacionamento das dívidas por frustrações de safras da lavoura. Trabalha com importantes temas como a cobrança pelo uso da água na irrigação da lavoura de arroz e pelo balanço dos gases de efeito estufa.

Oferece soluções para os desafios que vêm mudando ao longo do tempo, afinal, quando aprendemos as respostas, as perguntas mudam. Trabalha fortemente com gestão, tendo a capacidade de orientar para a renovação. Exemplo disso é a introdução da soja nas áreas de arroz.

Fica aqui a nossa homenagem a essa entidade sem fins lucrativos que trabalha muito pelos interesses do setor, mostrando a força de uma federação. Vamos todos comprovar esse eficiente trabalho em fevereiro durante a abertura da colheita: www.colheitadoarroz.com.br.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895