Gripe aviária: um desafio de todos

Gripe aviária: um desafio de todos

Por: Francisco Turra*

publicidade

O Brasil é líder de exportações de proteína animal e certamente o país com a maior capacidade de atender à demanda do mercado. Ao longo da história, consolidamos como trunfos os investimentos em sustentabilidade, a qualidade de nossos produtos e, acima de tudo, a sanidade animal. Orgulha-nos saber que, com nossa dimensão geográfica continental, nunca apresentamos um foco de gripe aviária. Essa condição só é possível porque todos os elos da nossa cadeia produtiva cumprem o seu papel e fazem a sua parte, com restrições a visitas, telamento adequado, controle da ração e do manejo. 

Por isso é tão importante estarmos atentos à possibilidade de um surto em países próximos, como Peru, Colômbia, Equador e México. Acende-se uma luz amarela e os esforços para conter essa ameaça devem ser redobrados. Importante destacar que a responsabilidade não é apenas do setor da proteína animal e dos governos, mas de todos. É preciso garantir o monitoramento das entradas em portos, aeroportos e rodovias. E, também, intensificar o controle de rotas das aves migratórias. 

A sanidade é, sem dúvida, um valor que nos diferencia em um ambiente altamente competitivo. Doenças como influenza aviária, peste suína africana, febre aftosa e outras moléstias menos contagiosas já afetaram o mercado em países da América do Norte, Europa, Ásia e África. É prioridade reforçar a estratégia setorial, para evitar que esse problema afete as produções industriais do país. 

Não só exportamos, mas abastecemos a sociedade brasileira com produtos nobres e de qualidade, disponibilizados nas gôndolas dos supermercados. Nunca foi nossa postura exportar o excelente para ficar com o que resta. Elevamos a régua e produzimos com alto padrão para todos os tipos de consumidor, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Esse alerta interessa a toda a sociedade. Nosso interesse é preservar divisas próximas a 10 bilhões de dólares e, principalmente, as famílias dos 4 milhões de trabalhadores diretos e indiretos que atuam no setor.

*Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895