Inovar com sustentabilidade

Inovar com sustentabilidade

Por Cláudio Coutinho*

Cláudio Coutinho

publicidade

Quando falamos em inovação, pode vir à mente um dispositivo de realidade aumentada, um sistema de inteligência artificial ou a invenção tecnológica do momento. Entretanto, inovar é parte inerente dos seres humanos. Fizemos isso quando criamos a roda, descobrimos as aplicações do fogo ou pousamos na lua.

Embora o homo sapiens remonte há mais de 200 mil anos, somente há 50 anos, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano é que começamos a nos perguntar para onde os avanços da humanidade nos levavam. A sustentabilidade deixou de ser apenas um conceito e passou a ser prática, obrigação e urgência. E, hoje, deve caminhar ao lado da inovação.

Não basta esperar pelas mudanças: tornou-se dever de cada um agir nessa direção, por um futuro de qualidade para todos. Ser inovador e, ao mesmo tempo, sustentável, é também a chave para o modelo de negócios do amanhã. E o Banrisul, nesse sentido, tem agido para fazer a diferença.

Criamos o BanriHub, hub que fomenta o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul. A iniciativa se associa ao BanriTech, nosso programa de aceleração que já está em seu segundo ciclo. A partir dessas ações, buscamos soluções de economia regenerativa e de baixo carbono voltadas ao agronegócio, bem como cases com premissas ESG, diversidade e inclusão de públicos vulneráveis.

Inauguramos um data center verde, com foco em eficiência energética. Incentivamos, ainda, o desenvolvimento sustentável, estando entre os maiores bancos do país em concessão de crédito para energia limpa, além de promover o Programa Sementes, voltado para comunidades e escolas. Em 2021, criamos o Comitê de Sustentabilidade, pelo qual realinhamos estratégias, como a meta de zerar as emissões diretas de carbono.

Os seres humanos sempre criaram, reinventaram-se e inovaram. E o desafio da nossa era é inovar com sustentabilidade. O Banrisul está fazendo sua parte e será parceiro na construção dos negócios do futuro ao lado de empresas, universidades, produtores rurais, indústrias, startups e investidores. Juntos, vamos fazer um amanhã melhor para todos.

Presidente do Banrisul*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895