Instituto de Educação de portas abertas para o futuro

Instituto de Educação de portas abertas para o futuro

Nesta segunda-feira, o prédio do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, troca o barulho de furadeiras e martelos pelo das vozes de alunos e professores.

Izabel Matte

publicidade

Na abertura do ano letivo, o governo do Estado devolve à comunidade escolar um espaço de aprendizagem e vivências, formador de gerações. É momento de celebrar um importante patrimônio histórico e cultural da sociedade gaúcha e reafirmar o compromisso com a melhoria da infraestrutura escolar.

Quando foi criado, há quase 155 anos, o colégio apresentou o que havia de mais moderno à época. Agora, o Estado trouxe o Instituto de Educação para o século 21, com instalações confortáveis e seguras. Os espaços foram readequados, o paisagismo refeito, o prédio, os móveis, o auditório e o ginásio foram restaurados, respeitando as características originais. Internet e ar-condicionado foram incorporados em todos os ambientes, além de a escola estar adequada às normas de segurança contra incêndio e acessibilidade.

O restauro de um prédio-símbolo da educação gaúcha honra o legado de quem ergueu o IE e dos que fizeram história ensinando e formando gerações. Foram cerca de dez anos de um trabalho que só foi concluído após o Estado recuperar a sua capacidade de investimento. Cada etapa foi projetada e construída atendendo às diretrizes do IPHAE e da Secretaria da Cultura e rigorosamente fiscalizada pela Secretaria de Obras Públicas.

O IE volta à comunidade escolar e aos gaúchos, mas o trabalho segue. Teremos obras que irão qualificar o ensino e fomentar a inovação como o Museu da Escola do Amanhã, o Centro de Formação de Professores e os estúdios do Centro de Mídias. Serão novos espaços para impulsionar a concretização de sonhos e o desenvolvimento de aptidões daqueles que estão por vir e construirão o futuro do Rio Grande.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895