Menos indiferença, mais igualdade

Menos indiferença, mais igualdade

Por Valdeci Oliveira*

Valdeci Oliveira

publicidade

Assumo a presidência da Assembleia Legislativa em um momento em que todos, mundo afora, precisam estar ainda mais unidos e prontos a darem respostas concretas. E o nosso parlamento, que representa toda a complexa multiplicidade do povo gaúcho, precisa, dessa forma, estar ainda mais próximo e conectado aos anseios da população.

O ano de 2022 será um período vital para superarmos diversas sequelas: na saúde, na economia, na educação, no campo. Pela inconteste força política que possui, a casa dos grandes debates do RS tem que seguir protagonista neste processo de reconstrução. Do Legislativo gaúcho, já saíram os votos para a criação do auxílio emergencial e já partiram iniciativas como a que garantiu recursos extraordinários para os hospitais no ápice da crise da Covid-19. E esse importante movimento deve prosseguir, entre outros objetivos, para dar andamento a novas propostas de incentivo à geração de trabalho e renda e para apoiar a agricultura familiar, segmento que é estratégico e que foi duramente atingido pelos efeitos da pandemia e, adiante, da estiagem. Em 2022, o parlamento precisa também, com muito vigor, dedicar-se ao enfrentamento da fome, pois é inaceitável que mais de um milhão e meio de pessoas permaneçam em situação de insegurança alimentar dentro de um território recordista em produção agrícola.

Em tempos de proliferação de notícias falsas nas redes sociais e de beligerância extrema nas relações humanas, é dever da Assembleia Legislativa ser, cada vez mais, um “remédio” ao discurso de ódio e um anteparo a todas as formas de discriminação. No desafiador trabalho de gestão de uma das mais importantes instituições do Estado, comprometo-me a não poupar esforços para incentivar, internamente ou na relação com os demais poderes e a sociedade, a solidariedade e a empatia. Procurarei ser um radical do diálogo, pois o momento exige dos gestores públicos a exacerbação de convergências e sintonias na construção de caminhos concretos que promovam a inclusão, a paz e a felicidade.

“Menos indiferença, mais igualdade” é a bandeira de 2022 da Assembleia Legislativa, pois, na nossa opinião, a promoção da igualdade é decisiva para gerar desenvolvimento e para viabilizar um futuro melhor e mais digno a mais gaúchos e gaúchas.

*: Deputado estadual pelo PT, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895