Mudança Climática – uma realidade que as cidades precisam enfrentar

Mudança Climática – uma realidade que as cidades precisam enfrentar

Por Germano Bremm*

Correio do Povo

publicidade

O aumento da temperatura do planeta e seus efeitos são uma realidade e os jornais retratam isso diariamente. Cerca de 80% das emissões de gases de efeito estufa têm origem nas cidades e é nas cidades que teremos que encontrar soluções. É hora de sairmos do discurso da preocupação com as futuras gerações para apresentarmos soluções às presentes. E falar em cidade é falar em planejamento urbano.

É urgente que os prefeitos insiram no processo de revisão dos planos diretores a pauta climática, para que o desenvolvimento das cidades contemple uma visão estratégica de crescimento sustentável. É por meio de normas e incentivos urbanísticos colocados nesses planos que induziremos soluções baseadas na natureza para o processo de crescimento das cidades.

Porto Alegre caminha nessa perspectiva. Aqui as estruturas do meio ambiente, planejamento urbano e licenciamento foram unificadas. Fruto dessa união, estruturamos o projeto de revisão do Plano Diretor tendo como premissa a inserção dos ODSs.

Como primeiro resultado, entregamos o inventário de gases de efeito estufa, documento extremamente importante, a partir do qual se tem conhecimento das fontes emissoras e se começa a estruturar políticas públicas. O estudo apontou uma redução de 5%, evidenciando que ações de redução de emissões e a estratégia de proteção de áreas verdes e plantio de árvores produzem efeitos complementares e concretos no caminho do desenvolvimento de baixo carbono.
Mas é preciso ir além. Não há solução padronizada, cada um terá que fazer a sua parte.

É nesse contexto que Porto Alegre se apresenta na COP26. Com as diretrizes do Prefeito Melo, assumimos o compromisso de reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050. Assim, reafirmamos nossa posição de que Porto Alegre caminha na direção de uma cidade mais sustentável.

*Secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895