No momento da Virada da Paz

No momento da Virada da Paz

Mas, para reforçar essas ações, a prefeitura de Rio Grande foi além.

Fábio Branco

publicidade

A violência é um problema grave que afeta não só as vítimas e suas famílias, mas toda a sociedade. É uma preocupação de todos os rio-grandinos. No ano passado, Rio Grande registrou números alarmantes em mortes violentas, por conta da guerra entre facções e da violência juvenil e contra a mulher. Mas, para reduzir esses índices, trabalhamos muito. Fortalecemos a guarda municipal, reforçamos o efetivo, compramos novas viaturas e armamentos, estamos trocando 100% das lâmpadas antigas por luminárias de LED para aumentar a sensação de segurança e prestamos permanente apoio ao governo do Estado no combate à criminalidade.

Mas, para reforçar essas ações, a prefeitura de Rio Grande foi além. Lançou o Programa Virada da Paz, um conjunto estruturado de atividades integradas e baseadas em metodologias científicas, de eficiência comprovada no enfrentamento da violência. Este programa foi desenvolvido a partir de um diagnóstico completo do município e da realização de uma pesquisa de vitimização e está alicerçado em dois principais eixos: prevenção da violência e aplicação da lei.
A prevenção da violência engloba 15 iniciativas nas áreas de educação, saúde e assistência social que auxiliam na preparação das famílias, estímulos cognitivos, fortalecimento de vínculos familiares, educação socioemocional, atenção a adolescentes com comportamentos de risco e formação de redes integradas.

Esta é a melhor maneira de o poder público atacar a causa: cuidar das nossas crianças e adolescentes. Se hoje estamos na situação em que nos encontramos, muito se deve à negligência histórica no cuidado com aqueles que construirão o futuro da nossa sociedade. Agora, estaremos dentro das escolas e demais espaços públicos com métodos para garantir um melhor desenvolvimento desta geração.

Já o eixo da aplicação da lei atua com a integração de todos os órgãos de segurança e como cada um pode contribuir. Ainda que a segurança pública seja uma questão predominantemente de responsabilidade estadual, Rio Grande possui um Gabinete de Gestão Integrada. É desta maneira, buscando parcerias, ouvindo a sociedade e fortalecendo as nossas instituições, que pretendemos transformar a realidade do município por meio de uma grande Virada da Paz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895