Nossos eternos guerreiros

Nossos eternos guerreiros

Por Tenente-Coronel Zucco*

publicidade

“Seguro e extintor de incêndio são despesas que se faz para não utilizar.” O popular adágio aplica-se com precisão quando o assunto é segurança. Câmeras, sensores, alarmes e uma moderna parafernália tecnológica são paisagem do cotidiano no campo e na cidade. Nossas forças de segurança têm competência reconhecida em todo país, inclusive no exterior, resultado de talento, competência e dedicação. Apesar da tradição pacífica do Brasil, nossas Forças Armadas zelam diuturnamente para que proteger a população contra ameaças estranhas.

Ao longo da carreira, os militares são permanentemente treinados a partir do emprego de técnicas modernas que asseguram a atualização do cotidiano. É uma profissão em que homens e mulheres “não se aposentam jamais” porque podem a qualquer momento ser convocados para defender o país. Na reserva, este contingente infelizmente torna-se “invisível”. Os desafios da ativa se transformam em histórias de bravura, heroísmo e renúncia que os afastou do convívio familiar. Com o passar dos anos, muitas “baixas” acontecem, gerando esquecimento e tristeza que condenam estes eternos guerreiros ao ostracismo.

Para reparar esta injustiça, elaborei e aprovei o projeto de lei 185/2021, que institui o Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares no Rio Grande do Sul, comemorado em 11 de novembro e incluído no calendário de eventos do RS. No dia 30 de novembro, a nossa iniciativa tornou-se a Lei 15.739. Nas solenidades que organizamos por todo o Estado, é comovente observar a emoção destes eternos soldados ao receber o diploma e o alfinete que reverencia a coragem de toda uma vida. A satisfação também permeia as famílias, acostumadas a ouvir com detalhes as façanhas vividas pelos veteranos.

Fico muito feliz com a repercussão da iniciativa. É o reconhecimento de trajetórias. É o mínimo que podemos fazer para eternizar a coragem destes valorosos guerreiros. Depois de 27 anos de caserna, repito que “estou deputado, mas serei militar para sempre”. É resultado da convivência marcada pela disciplina e parceria e forjada pelos princípios que absorvi desde os tempos do tradicional Colégio Militar de Porto Alegre. O passado de uma nação assegura um presente altaneiro e um futuro de conquistas e da reiteração de seus valores.

Deputado estadual/PSL*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895