O agro que produz e preserva

O agro que produz e preserva

Por Gilkiane Cargnelutti*

Correio do Povo

publicidade

No Brasil de extremos, produzir e preservar são considerados opostos. Como se os produtores rurais, que dependem da terra para seu sustento, fizessem questão de destruir o meio ambiente. Uma informação equivocada que muitos grupos, talvez por desconhecimento, insistem em reverberar. Garantir a sobrevivência da população e buscar autossuficiência alimentar é prioridade de qualquer governo e, nesse sentido, nosso país está bem posicionado, pois produz seis vezes mais do que o necessário para alimentar os brasileiros.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, em 40 anos, enquanto a área ocupada pela agricultura aumentou 33%, a produção cresceu em torno de 386%, graças a adoção de soluções tecnológicas e sustentáveis. A verdade é que os agricultores e pecuaristas são os principais responsáveis pela preservação ambiental, como aponta um estudo Embrapa. Na região Sul, por exemplo, enquanto as áreas de conservação mantidas pelo Estado não chegam a 4% do território, os produtores chegam a deter dentro de suas propriedades até 27% das áreas de preservação.

O instituto também apresentou números globais de preservação ambiental, comprovando que o Brasil alcançou o status de líder mundial de produção e exportação, utilizando apenas 30% de suas terras para a produção agropecuária. Desse total, apenas 7,8% são ocupadas por lavouras, ou seja, onde são cultivadas toda a produção de soja, milho, trigo, algodão, frutas e demais culturas.

Os resultados dos investimentos e a contribuição do agro são percebidos em todos os setores: 20% da geração de empregos, 45% da exportação nacional, 21% de nosso Produto Interno Bruto (PIB). Esses números só reforçam que nosso país caminha para ser o celeiro do mundo na produção de alimentos, com uma agricultura sustentável, eficiente e inclusiva. Não são os discursos ideológicos que fazem nosso país avançar, mas o trabalho sério de produtores rurais que demonstram a cada estação que o agro produz, preserva e enche de orgulho e esperança uma nação.

*Jornalista


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895