O Dia Nacional da Saúde e as mudanças na área da enfermagem após a pandemia

O Dia Nacional da Saúde e as mudanças na área da enfermagem após a pandemia

Por: Roberta Tavares*

publicidade

O período vivenciado durante a pandemia causada pelo Sars-COV trouxe grandes impactos em diversos pontos na vida da população mundial. De alguma forma, todos fomos afetados pela pandemia, entretanto, profissionais da área da saúde, por enfrentarem nas chamadas “linhas de frente” situações nunca antes vivenciadas, tiveram mudanças gigantescas no dia a dia de suas atribuições, aprendendo com cada paciente novas formas de assistência, gerando apreensão, medo, tristeza. No entanto, esse também foi um momento único para adquirir conhecimento. 

Um ponto que se fortaleceu foi o trabalho em equipe, que mostrou sua importância e diferença na assistência aos pacientes e apoio aos colegas. Serviu para nos mostrar que o trabalho em equipe e a coletividade permanecem relevantes. 

A qualificação é essencial para se diferenciar e se destacar e a pandemia do coronavírus evidenciou este ponto. Nessa situação, muitos profissionais retornaram e outros se formaram, ingressando no mercado de trabalho, aumentando a competição por uma oportunidade. Nesse sentido, buscar qualificação profissional é ainda mais importante. Ter conhecimento técnico-científico faz a diferença, sendo atrativo para o mercado. 

Além disso, o profissional da enfermagem percebeu a oportunidade e a necessidade de aprimorar no networking. Mostrar seu conhecimento, habilidades e ter uma boa rede de contatos abriu oportunidades, permitindo aproveitar ao máximo o seu potencial. 

Quem estava inserido no mercado antes da pandemia precisou se adaptar à flexibilidade e às mudanças de horários, rotinas e do ambiente de trabalho. Isso exigiu mais motivação e responsabilidade para que os resultados fossem alcançados. Isso serve em outros aspectos da vida: na hora de estudar, de buscar oportunidades e de seguir na carreira, por exemplo. 

Assim, é preciso estar preparado para as mudanças, pois a vida é dinâmica e acelerada e, quando falamos na vida profissional, muitos estão em zonas de conforto. Com a pandemia do coronavírus, ficou evidente a necessidade de estar preparado para mudanças repentinas. 

* Coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do Senac Saúde 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895