Os desafios do teatro local

Os desafios do teatro local

Por: Luciano Alabarse*

publicidade

O teatro local convive com toda a sorte de desafios: cedência para apresentações cada vez mais curtas nas salas disponíveis, editais cada vez mais espaçados como forma de fomento público, espaços de divulgação cada vez menores na imprensa. Um inventário problemático a ser enfrentado. Crônicas ou recentes, essas questões definem nossas precariedades atuais. E, no entanto, apesar de tamanhas adversidades, há uma comunidade de artistas cênicos que insiste em criar e oferecer seus trabalhos à cidade. Os grupos locais, desafiados, cumprem sua parte com fôlego e invenção. Espetáculos estreados pós-pandemia entusiasmam e demonstram alta potência. A cidade pulsa. Nossa produção teatral está viva.

Grandes eventos são bem-vindos e alavancam a cadeia criativa das artes cênicas. Mas a intenção aqui é chamar a atenção para espetáculos que, driblando todos os percalços, estreiam fortes e fulgurantes. Assisti há pouco, no Instituto Ling, uma direção de Camila Bauer, “Derrota”, com Liane Venturella em solo arrebatador. Teatro de verdade. Inês Marocco, ativa e criativa, assina o novo espetáculo do grupo Cerco. Dilmar Messias continua produzindo e qualificando nossas temporadas. O Oi Nóis oferece amplo e democrático projeto de acessibilidade aos que se interessam pelo fazer teatral.

Com orgulho, me integro e faço parte desta “movida”. Reestreio, nesta semana, dois espetáculos que estarão juntos no roteiro cultural da cidade: “O Inverno do Nosso Descontentamento – Nosso Ricardo III”, no Teatro Bruno Kiefer, e “Gabinete de Curiosidades”, no Theatro São Pedro. Produções caprichadas, elencos afiados, dramaturgia impecável. Um prazer trabalhar com atores como Zé Adão Barbosa, Arlete Cunha, Marcelo Ádams, Margarida Peixoto e Fernando Zugno, profissionais que amam o ofício teatral e se esmeram em oferecer grandes momentos à nossa plateia. Porto Alegre tem produções teatrais que fortalecem nossa identidade e diversidade. Por isso, acredite no teatro e na cena cultural local.

Arte salva, arte cura.

* Diretor teatral


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895