Os desafios para o enfrentamento da violência contra o idoso

Os desafios para o enfrentamento da violência contra o idoso

Por: Sergio Peres*

publicidade

O 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano de 2006. A data é importante para chamar todos nós a tratar desse assunto do qual as pessoas ainda conversam pouco, talvez porque acreditem que o tema não diga respeito diretamente a elas. Mas a população idosa está a cada ano maior e nós somos parte dessa evolução. Quem não cuida dos idosos, não tem respeito pelo que já foi construído no passado e não zela pelo próprio futuro.

Somente no primeiro semestre do ano passado, pelo menos 33,6 mil casos de violência contra idosos foram registrados pelo Disque 100 e o número de violações foi superior a 141 mil, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

A Lei 10.741/2003, que institui o Estatuto do Idoso, é um notável avanço para a nossa sociedade, consolidando-se como instrumento de combate aos vários tipos de violência sofridos por cidadãs e cidadãos com mais de 60 anos: negligência, violência física, abuso financeiro ou material, violência psicológica, abuso sexual e abandono.
Em muitas ocorrências, o próprio idoso não reage ou não tem consciência do crime cometido contra ele, o que torna a nossa responsabilidade ainda maior e decisiva na erradicação dos maus-tratos a essa camada vulnerável da população. Temos trabalhado pela divulgação do Estatuto do Idoso, por acreditar que a informação ainda é a melhor forma de prevenir e combater todos os tipos de agressão e abuso contra esse segmento da população.

Todavia, é preciso ponderar que o próprio idoso não conhece a lei. Por esse motivo, precisamos encontrar caminhos para que a informação chegue também a ele e que haja um despertar por parte das pessoas, uma consciência coletiva de que nós temos responsabilidade sobre aquela vida – e que a nossa omissão nos faz cúmplices. Se você tem conhecimento de casos de violência contra o idoso, não se cale. Não seja um criminoso também! Disque 100 e faça a sua parte no combate a essa forma covarde de violência.

* Deputado estadual Republicanos


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895