Porto Alegre pode e deve ser muito mais

Porto Alegre pode e deve ser muito mais

A nova orla do Guaíba e o Pontal comprovam que estamos no caminho certo.

Paulo Peres

publicidade

A capital dos gaúchos tem passado por uma grande transformação nos últimos anos, uma verdadeira gentileza urbana para todos. Importantes ações foram e estão sendo realizadas em conjunto pela iniciativa privada, prefeitura e governo do Estado. Projetos como o da nova orla do Guaíba e o parque Pontal mudaram o astral da cidade, com espaços de contemplação, lazer, gastronomia, negócios e práticas esportivas. Tudo isso não só eleva a autoestima de todos nós como abre espaço para consolidar a cidade na rota de grandes eventos. A nova orla do Guaíba e o Pontal comprovam que estamos no caminho certo. O pôr do sol que se destaca entre os mais belos do mundo é só parte de uma cidade contemplativa, receptiva, democrática, acessível e integrativa. 

Nesse contexto, é fundamental termos os olhos no futuro e apresentarmos alternativas viáveis que beneficiem cada vez mais a cidade, que é um organismo vivo, feito de vida, energia e vibração. Seres humanos, natureza, animais, comércio, lazer, serviços, indústrias, fábricas formam uma verdadeira consonância de movimento, energia, vida e integração. Exemplo disso é a revisão do Plano Diretor, que rege viabilidades e possibilidades de inovação, transformações, mudança de mindsets, estimulando o desenvolvimento sustentável, social, econômico, cultural e educacional com mais segurança e conexão entre todos, com maior mobilidade e convivência em comunidade (com unidade).

Foi para defender uma cidade mais atrativa, competitiva e sustentável que criamos o Porto Alegre+.

Composto por mais de 50 entidades, associações, organizações multissetoriais, o nosso grupo tem atuado para conscientizar diferentes segmentos sobre os desafios municipais estruturais para o futuro em áreas como mobilidade urbana, habitação, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social. 

Recentemente, dentro das discussões do Plano Diretor, foram apresentadas para a prefeitura 40 propostas de melhorias para a capital gaúcha, abrangendo desde a qualificação das normas para construção até a cooperação para a gestão dos espaços públicos. Nossa meta é democratizar o acesso à moradia e fazer com que o adensamento proposto gere mais condições de segurança e mobilidade, além de emprego e renda para a população. 

Os desafios da nossa cidade têm de ser compartilhados com seriedade e responsabilidade, levando em consideração os verdadeiros anseios da população e a viabilidade financeira. É isso que estamos propondo.

Com uma visão conjunta de construção e crescimento, sem críticas e imposições, Porto Alegre pode muito mais. Porto Alegre é a capital de todos os gaúchos e para todos aqueles que a adotaram como a sua cidade.

Por isso, deve servir de modelo e referência para importantes transformações positivas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895