Precisamos falar mais sobre o futsal porto-alegrense…

Precisamos falar mais sobre o futsal porto-alegrense…

Vamo Dale chegou ao vice-campeonato da Série Bronze no Estado neste ano

Idenir Cecchim

publicidade

Depois de 20 anos sem ter um representante de Porto Alegre disputando uma final do Estadual de Futsal Gaúcho adulto masculino, voltamos a ver um clube da nossa capital obtendo êxitos. Mesmo com a falta de investimento, as dificuldades de profissionalizar atletas e prestar todo o suporte necessário para eles, além das poucas quadras que podem ser usadas para praticar a modalidade a nível profissional no nosso município, voltamos a competir igualmente com outras equipes que possuem maiores investimentos, mostrando a força e garra do nosso povo.

O Vamo Dale Football Club, que ficou com o histórico vice-campeonato gaúcho da Série Bronze de Futsal, começou por um grupo de amigos que não se recusava a jogar uma partida amistosa de futsal. “Vamo Dale” era a frase dita por eles a cada convite. E não é que ficou? Em 2012, esses mesmos jogadores decidiram oficializar o nome do clube - que convenhamos, é extremamente original -, e disputar amistosos pela cidade. Seguindo assim até 2015, quando o projeto teve algumas mudanças e acabou dando uma pausa.

Mas, a solidariedade sempre foi um dos ideais do VMDL - carinhosamente chamado assim pela sua torcida -, e na pandemia da Covid-19 não foi diferente. O clube se aliou à comunidade, forneceu máscaras e doações à população de baixa renda, prestando o apoio necessário para os moradores da zona norte de Porto Alegre

Em 2022, esses mesmos jogadores do início do projeto conseguiram retomar e federar o clube na Federação Gaúcha de Futebol de Salão, dando um importante passo para a profissionalização. Dessa vez, fora das quadras, os responsáveis pelo Vamo Dale oportunizaram aos jovens da cidade a realização do sonho de jogar profissionalmente a modalidade. E já no primeiro ano, mesmo com pouco investimento, o VMDL se sagrou vice-campeão do Campeonato Citadino, que comemorou os 250 anos de Porto Alegre.

Clube bem organizado, que luta todos os dias para que jovens e suas famílias de Porto Alegre tenham esperanças e conquistas através do esporte, além de contar com uma uma torcida apaixonada que percorreu o Estado todo para apoiar os jogadores na campanha da Série Bronze deste ano. Isso não deveria ser o suficiente para chamar a atenção do poder público e da iniciativa privada na capital? Fica a minha torcida para o futsal e por todos os esportes praticados pelos porto-alegrenses.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895