Prevenção de Acidentes: nunca é demais reforçar!

Prevenção de Acidentes: nunca é demais reforçar!

Por: Daniel Wolff*

publicidade

Esse é um tema delicado e pouco debatido, mas temos a obrigação e o dever de estarmos atentos, principalmente quanto ao cuidado com os pequenos em questão de acidentes. Em média, todos os dias nove crianças vão a óbito por acidentes no Brasil, conforme o Ministério da Saúde. Precisamos manter vigilância constante no nosso cotidiano e com medidas apropriadas para diminuir o risco de eventos adversos.

O trânsito é a causa do maior número de tragédias, porém temos como reduzir o número de acidentes respeitando as normas de segurança, não deixando a criança brincar perto de garagens, ruas ou estacionamentos. Utilizar os dispositivos de segurança durante a viagem, andando de skate, patins ou de bicicleta, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras. Uma criança menor de 10 anos não tem habilidades para julgar o trânsito, então a supervisão de um adulto até que a criança esteja apta é fundamental.

Agora, na chegada do verão, o cuidado com os afogamentos é primordial, pois a média de crianças menores de 14 anos que morrem afogadas no Brasil é de três por dia, números alarmantes. Então, sempre que os pequenos estiverem em piscinas, rios ou mares deverão estar acompanhados de um adulto. Devemos estimular aulas de natação com profissionais capacitados para que a criança aprenda a nadar e a procurar sempre locais onde tenha salva-vidas.

Sufocações, intoxicação, queimaduras e quedas são acidentes que podem ser evitáveis, pois devemos manter as crianças longe de qualquer coisa que possa feri-las. A casa onde vive a criança deve ser inspecionada para que seja uma zona de conforto para que possam brincar com liberdade.

Pensando nisso, o Simers, em conjunto com os bombeiros e entidades políticas está iniciando uma campanha de prevenção de acidentes. Todo esse cuidado é necessário para evitarmos que qualquer criança tenha alguma lesão mais grave. Procure se informar quais atitudes devemos ter para que estejam sempre em segurança. Pequenas ações podem prevenir e evitar graves acidentes.

* Diretor do Simers e coordenador do núcleo de pediatria da entidade médica


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895