Redenção: um novo refúgio para os porto-alegrenses

Redenção: um novo refúgio para os porto-alegrenses

Por Felipe Camozzato*

Felipe Camozzato

publicidade

Porto Alegre segue numa constante de trazer orgulho e autoestima aos seus moradores nos últimos tempos. Ao completar 250 anos, nossa Capital passou de 9° para 6° lugar em 2022 no Ranking de Cidades Empreendedoras, que mede a facilidade de se fazer negócio nas maiores cidades brasileiras. Lembro bem quando, há pouco mais de dois anos, propusemos e revogamos na Câmara Municipal uma lei de 1960 que impedia novas construções no Parque Farroupilha. Basicamente, tal dispositivo proibia qualquer nova construção dentro da Redenção. Com isso, tanto o setor público quanto o setor privado ficavam, assim, impedidos de desenvolver projetos no local visando a atividade econômica e a ocupação, por parte da população, do espaço público. 

Que bom que meus colegas vereadores tiveram a sensibilidade para perceber essa necessidade de mudança a qual viabilizou que, agora em maio, nossa cidade receba um importante complexo gastronômico.

O Refúgio do Lago chega trazendo mais vida e segurança à Redenção, com mais pessoas circulando, consumindo e vivendo a cidade. Ainda é tímida a comparação com grandes cidades do mundo, mas justa com os passos que estamos pouco a pouco avançando. Em Nova Iorque, o gigante Central Park consegue integrar ar livre, gastronomia, cultura e entretenimento com suas estruturas de suporte à permanência. Darling Harbour, em Sidney, também integra natureza, conveniência e opções variadas para que os turistas e moradores possam desfrutar do que a cidade oferece.

Àqueles que não enxergam esses avanços como ganhos para a cidade, podem ficar tranquilos que o parque já tem seu valor histórico e paisagístico protegido pelo instituto do tombamento. Precisamos seguir atualizando as legislações, integrando espaços e fazendo com que a nossa cidade seja convidativa para irmos aos parques, para caminhar na orla, para conferir as cervejarias que nos destacam no país como polo cervejeiro e, principalmente, para mostrar a quem empreende que aqui tem gente que acredita e usufrui dos negócios que aqui investem.

vereador e fundador do partido Novo no RS*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895