Reencontro com a vida legislativa

Reencontro com a vida legislativa

Por Denise Pessôa*

Denise Pessôa

publicidade

Assumimos o comando da segunda maior Câmara Municipal do Rio Grande do Sul tendo como um dos desafios abrir espaços e estratégias para reencontros. Estamos ainda imersos em reflexos de uma pandemia sem igual, que tirou muitas vidas e nos fez repensar atitudes, decisões, uso dos espaços e ainda nos levou a adotar regras mais rígidas de higiene. Desde o início de 2020, no Brasil, o coronavírus afetou a sociedade em geral e os poderes públicos como nunca visto antes. A população precisou se distanciar e permanecer em casa, quando possível, e os órgãos públicos se expuseram ainda mais em busca de soluções que fossem capazes de preservar a vida e atender às necessidades comunitárias.

Como inúmeras empresas, entidades e instituições, o Legislativo caxiense adotou modelos híbridos de trabalho, mesclando recursos digitais com presenciais. Ficamos até outubro de 2021 sem poder acolher a população em maior número durante sessões, solenes, audiências e reuniões abertas. Com a vacinação em amplitude, a Casa começou a retomar as ações com público, mas em número restrito, conforme recomendação de autoridades sanitárias e decretos. Queremos continuar cumprindo com as orientações médicas e, aos poucos, ampliar o reencontro com os moradores de nossos loteamentos, bairros, Centro e região rural. A vida legislativa depende do pulsar da comunidade, recebendo demandas, protocolando propostas que resultam em novas leis ou dando voz e vez aos cidadãos e cidadãs que precisam da tribuna para serem ouvidos com atenção.

A Mesa Diretora 2022, composta por mim como presidenta e pelos vereadores Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário), está empenhada em adotar meios para que a Câmara consiga estabelecer uma reaproximação com as pessoas, zelando, logicamente, pela saúde de todos. Nesse sentido, pretendemos lançar, em breve, o projeto “A Casa é sua”. O objetivo é estimular o envolvimento e a presença de entidades, escolas e instituições no dia a dia do Parlamento, para que possam compreender a força transformadora dessa relevante instância de poder. Entendemos que o Legislativo precisa acompanhar o movimento da sociedade, a qual, aos poucos, está retomando convívios, embora a ausência de um maior cuidado nas festas de final de ano esteja nos assustando um pouco agora, com um acréscimo nos casos da Covid-19. Permanecemos vigilantes e, ao mesmo tempo, confiantes de que seja um episódio passageiro. A esperança que alimentamos é que a imunização completa, incluindo as crianças a partir de cinco anos, venha para colaborar com nosso desejo parlamentar de ver a Casa Legislativa cada vez mais cheia de gente, de lideranças, de vida.

Ao mesmo tempo, é preciso também que nos aproximemos ainda mais dos moradores. Por isso, estamos planejando a reativação do projeto “Câmara vai aos bairros”, que viabiliza o contato direto dos vereadores com a comunidade por meio de reuniões em distintas regiões, tendo como propósito ouvir e encaminhar reivindicações da população. Eis duas das várias iniciativas que esperamos desenvolver no decorrer do ano e sempre em conjunto com as diferentes bancadas e com a sociedade como um todo. No diálogo e na ousadia, pretendemos nos reencontrar mais e avançar, sempre protegendo o povo e garantindo um atendimento legislativo de excelência a todas e a todos.

Presidenta da Câmara Municipal de Caxias do Sul*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895