Relações-públicas: uma profissão que beneficia a sociedade

Relações-públicas: uma profissão que beneficia a sociedade

Por Luiz Fernando Muñoz*

Correio do Povo

publicidade

No dia dois de dezembro comemora-se o Dia Nacional das Relações Públicas. Uma ocasião especial para os profissionais da área no Brasil. Ela é celebrada desde 1984, através da Lei nº 7.197 daquele ano, quando ficou instituído como data oficial para a comemoração no país. A escolha deste dia faz referência e homenageia aquele que foi o pioneiro e se tornou patrono da profissão no Brasil, Eduardo Pinheiro Lobo (1876-1933), alagoano nascido no dia dois de dezembro. Ele foi responsável pela direção do primeiro Departamento de Relações Públicas no Brasil, fundado em 30 de janeiro de 1914 na Light & Power, empresa canadense de energia, que importava a atividade de Relações Públicas dos Estados Unidos.

Aproveitando o ensejo da data, o Sistema Conferp (Conselho Federal e Regionais de Relações Públicas) lança hoje a Campanha Nacional “Relações Públicas: Valor Estratégico e Social” em que apresenta as formas e possibilidades de a profissão contribuir com o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações e da sociedade através de uma cartilha. Também revela a importância da atividade para o gerenciamento da imagem institucional de uma corporação, marca ou personalidade.

O objetivo é ampliar o conhecimento da sociedade sobre as Relações Públicas para que ela possa se beneficiar corretamente de seu exercício e potencializar seu desenvolvimento. As organizações, privadas, públicas ou do terceiro setor, carecem de estratégias e programas de comunicação e relacionamento que contribuam para o alcance de seus objetivos institucionais. Cabe ao relações-públicas propor e executar ações que promovam entendimento, cooperação e apoio mútuo entre seus públicos.

Ao Conselho Profissional de Relações-Públicas cabe o papel de defender a sociedade, garantindo a atuação ética e eficaz dos profissionais registrados, além de promover a valorização da atividade profissional junto aos mais diversos segmentos que estamos inseridos. O dia é comemorativo e o momento oportuno e propício para a profissão realizar grandes feitos para nossa sociedade.

Avante, RPs!

*Presidente do Conrerp4


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895