Revolução Francesa

Revolução Francesa

Por: Paulo Franquilin*

publicidade

A Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, foi o ponto culminante da Revolução Francesa, pondo fim à monarquia absolutista, retirando do poder o rei Luís XVI, dando origem a um sistema republicano, baseado no lema igualdade, liberdade e fraternidade.

A sociedade da França, antes de 1789, tinha o rei como soberano absoluto e apresentava o Primeiro Estado, composto pelo Alto Clero e o Segundo Estado, com a Nobreza, tendo isenção tributária, enquanto o Terceiro Estado, constituído pela burguesia, pagava impostos e sustentava os dois primeiros.

Os privilégios desta minoria da população eram resultado da exploração do trabalho do restante dos franceses. Ela representava dois por cento do total, vivia em ótimas condições, com fartos recursos e bem alimentados, enquanto a maioria vivia mal alimentada, sem saneamento e exposta a doenças.

A revolta popular derrubou o antigo regime, com perseguição à nobreza e ao clero e ascensão da burguesia, que formou uma nova classe política, além de centenas de execuções na guilhotina, inclusive do rei Luís XVI, acabando com a monarquia.

O novo sistema aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que foi a base do novo regime, com um poder central republicano, uma Assembleia Legislativa, que aprovou a Constituição de 1792 e um poder jurídico, deixando a Igreja fora do Estado.

O modelo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário compondo a estrutura dos Estados Democráticos iniciou na Independência das Treze Colônias, em 4 de julho de 1776, e solidificou-se com a Revolução Francesa, originando o sistema de eleição de representantes do povo para governar os países.

No Brasil temos uma república presidencialista, com políticos para legislar e juristas para aplicar as leis, representando uma minoria privilegiada, a qual é sustentada pelos impostos pagos pelos milhões de brasileiros, que vivem com muitos problemas econômicos e de saúde.

Qualquer semelhança com a França de 1789 não é mera coincidência! 

* Jornalista e escritor


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895