RS precisa focar no diagnóstico precoce do câncer

RS precisa focar no diagnóstico precoce do câncer

Por Dr. Thiago Duarte*

Dr. Thiago Duarte

publicidade

Dia 4 de fevereiro foi o dia mundial do câncer e duas coisas são importantes: o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento imediatamente após o diagnóstico. O câncer incide em todas as faixas etárias. Existe uma enorme gama de tipos de câncer. Aprendemos através da atividade da Comissão Especial do Câncer Infantil (Cecia) que o sucesso do tratamento, especialmente no câncer infantil e adolescente, está associado ao diagnóstico precoce. Um dos encaminhamentos do relatório da Cecia era a sugestão de que se adotasse no RS o “ambulatório de parecer”, prática que identificamos no Imip, em Pernambuco, onde as crianças e adolescentes com suspeita de câncer podem ser rapidamente encaminhadas a este ambulatório de portas abertas, o que agiliza o diagnóstico precoce.

O câncer já é a doença que mais causa óbitos em 33% das cidades do RS. No Brasil o nosso Estado apresenta o maior número de cidades onde o câncer é a principal causa de morte. 80% do câncer de intestino é diagnosticado nas emergências de Porto Alegre, ou seja, quando já está em fase avançada de desenvolvimento e interrompe o curso intestinal. Também merece atenção o fato do pouco acesso a novas tecnologias que se valem dos mecanismos celulares e moleculares relacionados com a imunologia tumoral e a biologia do câncer, as chamadas imunoterapias.

O mais grave é que durante a pandemia houve um represamento nos diagnósticos de câncer e hoje temos um verdadeiro tsunami de pacientes que precisam de atendimento especializado e que engrossam as filas, sendo necessário fazermos mutirões de atendimentos. Para avançar no acesso ao tratamento de câncer no RS, propusemos na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar 182/2020, que propõe a criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer no Estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde. Os recursos deste fundo seriam destinados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer.

O câncer tem tratamento e cura em muitas situações. Faça regularmente o diagnóstico preventivo.

*: Médico perito legista, gineco-obstetra e deputado estadual no RS


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895