Santa Maria: 165 anos e muitas conquistas a celebrar

Santa Maria: 165 anos e muitas conquistas a celebrar

Nossa tradição ferroviária faz com que valorizemos a história desta terra sem deixar de manter o constante olhar no futuro.

Jorge Pozzobom

publicidade

Santa Maria está em festa. Celebramos, hoje, o aniversário de 165 anos do nosso município. Mais uma vez, o meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu reafirmamos a dedicação e o amor pela nossa cidade. Aliás, como eu costumo dizer, para governar uma cidade, é preciso, antes de tudo, ter amor por ela. E, nesta data tão especial, quero destacar as características que colocam Santa Maria num cenário de potencialidades e de significativa importância no nosso estado. Somos o Coração do Rio Grande, a Cidade Cultura e a Cidade Universitária. Um polo regional de saúde e uma referência em educação. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com seus mais de 28 mil estudantes e 130 cursos de graduação, é um atrativo à parte. Junto a ela e à Universidade Franciscana (UFN), as demais instituições de ensino superior formam milhares de profissionais que levam o nome da cidade por todo o país e para o exterior.

Somos conhecidos, também, como a Capital dos Blindados. Temos o terceiro maior contingente militar do Exército no país, que, junto à Base Aérea, movimenta todos os setores do município, como o comércio, os serviços e a área da construção civil, esta responsável por empregar cerca de 2,5 mil trabalhadores de forma direta, número que chega a dobrar em alguns períodos. No DNA dos nossos quase 300 mil habitantes, está o que temos de melhor: o amor pelas pessoas. Santa Maria é, antes de tudo, uma cidade acolhedora com muito a oferecer a quem vive aqui e a quem vem nos visitar.

Nossa tradição ferroviária faz com que valorizemos a história desta terra sem deixar de manter o constante olhar no futuro. Somos uma força coletiva e trabalhamos para criar novas oportunidades nos mais diversos setores. A implantação do Distrito Criativo Centro-Gare é um exemplo disso. Como resultado desse comprometimento, somos destaque em importantes rankings de desenvolvimento econômico. Segundo dados do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), do governo federal, divulgado pelo Ministério da Fazenda em 2022, Santa Maria é o segundo município do Estado que mais atrai investimentos. No país, aparecemos em 11º lugar no ranking entre as cidades ideais para se empreender.

Já o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em março deste ano, apontou Santa Maria como a terceira melhor cidade do país no quesito Capital Humano e a 36<SC120,170> no ranking geral, que avalia os 101 maiores municípios do Brasil. Esse segmento considera o acesso e a qualidade da mão de obra básica e especializada.

E, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), somos a quinta cidade gaúcha que mais gerou empregos com carteira assinada no último ano. Foram cerca de 2.514 novos postos de trabalho entre janeiro e dezembro de 2022. Governar Santa Maria é um constante desafio. Ainda há muito a avançar, mas temos inúmeras conquistas a celebrar. Parabéns, Santa Maria! Estamos trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895