Segurança é uma responsabilidade coletiva

Segurança é uma responsabilidade coletiva

Por: Tânia Terezinha da Silva*

publicidade

Desde a metade do ano passado, Dois Irmãos e região tem se mobilizado em torno de uma causa que interessa a todos os moradores do Vale do Rio dos Sinos: a ampliação do sistema de cercamento eletrônico, hoje integrado por cerca de 100 câmeras de rua, monitoradas por uma central, instalada na sede da Brigada Militar. É uma pauta de grande interesse não apenas para a nossa comunidade, mas para todo o entorno, do Vale do Paranhana à Região Metropolitana. 

O sistema de cercamento eletrônico da região começou a ser instalado em 2019, com recursos oriundos de emendas parlamentares da bancada gaúcha, além de contrapartida do governo do Estado por meio da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS). Na época, o investimento foi de mais de R$ 5 milhões, beneficiando, além de Dois Irmãos, os municípios de Campo Bom, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga. O foco principal desse serviço é sua capacidade de leitura das placas dos veículos, com sistema de transmissão para a central, que tem condições de identificar eventuais irregularidades, como trânsito de veículos fruto de roubos ou furtos ou de outros tipos de crime.

A ideia agora é ampliar essa rede de proteção, mas modernizá-la, aumentando a capacidade de memória da nossa central, permitindo um monitoramento mais eficiente das estradas e das ruas na região. Como se sabe, segurança não se faz sozinho. É uma responsabilidade coletiva. Ciente disso, Dois Irmãos sempre esteve na dianteira, buscando agregar a melhor tecnologia e ampliar a integração com os demais municípios. Entendo que, quanto maior for a nossa rede, mais eficiente será nosso sistema de segurança. 
Precisamos estar conscientes de que, assim como o poder público, a criminalidade também se utiliza da tecnologia para a prática de delitos. Por isso, temos de estar atentos e atualizados para que possamos atuar com celeridade e efetividade na manutenção da segurança dos nossos cidadãos. 

* Ex-prefeita de Dois Irmãos


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895