Segurança alimentar como estratégia de guerra

Segurança alimentar como estratégia de guerra

Por: Néri Perin*

publicidade

O mundo vive uma crise alimentar sem precedentes na história da humanidade. Produzir comida em quantidade, qualidade e preços competitivos passou a ser um enorme desafio para todos os países. O elevado grau de interdependência comercial acendeu um alerta nos governos. A grande pergunta é: como garantir o abastecimento interno sem precisar de ninguém? Talvez a única nação capaz de ser autossuficiente na produção de alimentos seja o Brasil.

Temos quase tudo o que precisamos para sermos o ponto de equilíbrio global em segurança alimentar. Temos gente competente, tecnologia de ponta, energia em grande quantidade (e de todos os tipos) e muita terra agricultável. Vejam o dilema da Europa. A crise na oferta de fertilizantes está se aprofundando. Mais de dois terços da capacidade de produção foi suspensa por conta da disparada dos preços do gás natural. Reflexo direto e imediato da invasão russa na Ucrânia.

Isso representa uma ameaça real para agricultores e consumidores daquele continente. Um problema que também nos atinge diretamente, uma vez que somos grandes importadores de adubo. Aí reside o “talvez” do Brasil vir a ser tudo aquilo que sonhamos. Se há uma guerra tradicional sendo disputada na Europa, temos que travar a nossa guerra interna: preparar o Brasil para produzir todo o fertilizante de que precisa! Para que isso aconteça de forma rápida será necessário um ambiente regulatório e econômico totalmente favorável. Investimento em pesquisa, redução da carga tributária, crédito abundante e agilidade na concessão de licenças ambientais. Chega do Brasil ser o maior inimigo de si mesmo.

Por outro lado, internamente vivemos um momento crucial para o futuro do agronegócio. Ou seguimos com um governo que respeita o produtor rural em sua plenitude, ou seremos governados por um grupo político que adjetiva o homem do campo de “fascista” e destruidor do meio ambiente. Um partido que enxerga no MST o modelo de desenvolvimento a ser seguido. Muito do que seremos ou não na área da produção agrícola será definido nos próximos dias.

* Advogado, especialista em Direito Agrário


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895