Seu sangue é insubstituível e salva vidas

Seu sangue é insubstituível e salva vidas

Hoje, dia 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

José Freitas

publicidade

Apesar dos avanços científicos, não existe substituto para o sangue humano. Isso significa que a única fonte de sangue para transfusões é a doação voluntária. É exclusivamente por meio da boa vontade e voluntariado que vidas podem ser salvas. 

Hoje, dia 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Porto Alegre, é o início da Semana Municipal do Doador de Sangue, criada através de uma lei de minha autoria. Ambas as datas foram criadas com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. 

O Hemocentro-RS, um dos principais centros de captação do Estado, está com os estoques muito abaixo do necessário. O cenário é assustador e explico por quê. 

Em alguns casos, a transfusão de sangue é determinante para a vida ou morte dos pacientes. Além das pessoas em situação de emergência, a doação também é essencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas, como anemia, distúrbios de coagulação, doenças renais e câncer. 

São muitas pessoas que dependem da doação para sobreviver. Em contrapartida, no Brasil, 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros, ou seja, apenas 1,4% da população, segundo dados do Ministério da Saúde.

Por isso, não podemos e nem cansaremos de repetir o quanto é essencial o seu gesto de cidadania. O nosso apelo é tanto para quem já é doador de sangue como para aqueles que nunca doaram. É um gesto simples, que dura menos de uma hora entre a triagem e a coleta e que repito: pode salvar até quatro vidas. 

Acredito que devemos usar todas as ferramentas para fortalecer a causa. Por isso, também sou autor de norma que assegura a inserção de mensagens de incentivo à doação de sangue em faturas e boletos, como contas de água e de IPTU. 

E, para valorizar quem se doa pelo próximo, acabei de protocolar um projeto para que doadores de sangue tenham atendimento preferencial e prioritário em todos os estabelecimentos comerciais, bancários e nos serviços no município de Porto Alegre.

Lembre-se: o seu sangue é insubstituível e salva vidas.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895