Tecnologia a serviço do aperfeiçoamento jurisdicional

Tecnologia a serviço do aperfeiçoamento jurisdicional

Uma revolução silenciosa toma conta do Judiciário gaúcho, impulsionada pela inovação tecnológica.

Desembargador Alberto Delgado Neto

publicidade

A inovação tecnológica no Judiciário gaúcho em prol do aperfeiçoamento constante na prestação de serviços à sociedade é uma realidade conquistada, fruto do trabalho incessante das últimas administrações do nosso Tribunal de Justiça, em verdadeiro mutirão englobando magistrados e servidores. A Justiça do Rio Grande do Sul, gradativamente, vem contando com novas ferramentas e mecanismos capazes de ampliar a celeridade processual, acompanhando o novo ritmo imposto por uma sociedade moderna impulsionada pela virtualização. Tal fato pode ser registrado no alto percentual de processos eletrônicos em relação ao total do acervo, que já alcançou a festejada marca de 98,87% do conjunto. Nosso comitê de digitalização, desde março de 2020, ultrapassou a marca de 2,2 milhões de processos que saíram da era do papel para o meio eletrônico. Nossa expectativa é concluirmos todo o 1º grau até o final de janeiro, finalizando a digitalização em todas as comarcas gaúchas.

Nesta semana, esta jornada de avanços tecnológicos terá mais um capítulo muito importante, com o lançamento do Programa Judiciário Digital, abrangendo várias entregas importantes para a jurisdição. Um deles será o Painel de Gestão Processual do sistema Eproc 2g, que vai facilitar a gestão interna nos gabinetes dos desembargadores. A ferramenta representa um avanço importante para o gerenciamento das atividades dos magistrados, o que, consequentemente, vai qualificar o serviço prestado aos gaúchos. A iniciativa coloca o Judiciário gaúcho em uma nova era, possibilitando a extração dos dados em formato analítico e a apresentação de gráficos e informações das prioridades de julgamento. Também estão previstas entregas nos eixos de governança, nuvem, inteligência artificial, ciência de dados e segurança.

É o nosso Tribunal de Justiça cada vez mais conectado com a inovação tecnológica, aperfeiçoando os métodos para uma prestação jurisdicional ágil e moderna, caminhando em sintonia com os interesses da nossa população, a quem dedicamos nossa jornada diuturna de serviços prestados.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895