Trânsito seguro é responsabilidade de todos

Trânsito seguro é responsabilidade de todos

Por: Adão de Castro Jr.*

publicidade

A segurança viária é um dos pilares fundamentais da mobilidade urbana. Boa parte do trabalho diário que nossas equipes realizam nas ruas de Porto Alegre tem como foco garantir a segurança de todos que circulam nas vias, sejam pedestres, motoristas, ciclistas. Entretanto, para termos maior efetividade nas nossas ações é necessária uma mudança de paradigma. Por isso que a gestão do prefeito Sebastião Melo investiu em um plano de Segurança Viária Sustentável, o qual lançamos oficialmente hoje, acompanhando o exemplo de cidades como São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. Este plano é o primeiro passo para caminharmos em busca de uma drástica redução de acidentes, meta que, é, sem dúvida, um dos maiores desafios das grandes cidades atualmente.

Ao final da primeira década da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020, Porto Alegre contabilizou 64 mortes no trânsito. Na segunda, iniciada em 2021 e que vai até 2030, as diretrizes estabelecidas pela ONU e a meta do plano preveem uma redução de 50% na mortalidade. Para conquistarmos essa mudança de panorama no futuro, é preciso plantar sementes sólidas agora e esse é o trabalho que realizamos desde o começo da gestão.

Nenhuma morte é aceitável. No trânsito, é preciso atenção, que o maior cuide do menor e que todos saibam as suas responsabilidades. Para contribuir com essa cultura de zero morte, desenvolvemos projetos para tornar a cidade mais segura, com vias que considerem todos os usuários, que sejam planejadas para prevenir sinistros de trânsito e, em último caso, preparadas para minimizar a gravidade deles. A gestão das velocidades é outro pilar muito importante que trabalhamos e que ajuda, em caso de sinistro, a diminuir a gravidade do acidente. Tudo isso contribui para o nosso objetivo de zerar o número de mortes no trânsito.

Sabemos que é uma meta bastante ousada. Entretanto, com esse plano, temos a certeza de que iremos avançar, se não para zerar, para reduzir consideravelmente a acidentalidade de forma célere. Disseminar a cultura de segurança no trânsito é algo que precisamos fazer diariamente com ações educativas, melhoria da sinalização viária e, principalmente, que a sociedade assuma o seu papel de protagonismo em relação a um comportamento seguro.

*Secretário municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895