Tribunal de Justiça do RS: 150 anos junto contigo

Tribunal de Justiça do RS: 150 anos junto contigo

Por: Iris Helena Medeiros Nogueira*

publicidade

Com muita honra e muito orgulho, encerramos o primeiro ano da Administração do TJRS eleita para o biênio 2022/2023, acumulando realizações que em muito contribuíram para dar seguimento a uma história de sucesso, prestes a completar 150 anos. No dia 3 de fevereiro de 2024, o Tribunal de Justiça chegará ao centésimo quinquagésimo aniversário com uma trajetória focada na luta incansável para levar à sociedade uma jurisdição de qualidade, na preservação dos mais elementares direitos e garantias, fortalecendo seu papel na defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito.

Com o objetivo de enfatizar esse momento histórico, uma de nossas metas, nesse segundo ano de administração, é dar início aos preparativos para as comemorações alusivas ao sesquicentenário da Corte em diversas ações e eventos. A finalidade é reconhecer e destacar tudo o que já foi feito por valorosos homens e mulheres, o que resultou no reconhecimento de nossas façanhas em âmbito nacional e transformou-nos num tribunal de vanguarda, com trajetória memorável, marcado por decisões de grande repercussão e por iniciativas pioneiras, alavancadas por um serviço público qualificado, com inegociável compromisso com a ética e com a transparência.

Essa trajetória nos colocou entre os tribunais mais eficientes do país e nos impõe o compromisso de manter e melhorar ainda mais essa imagem, o que não se reveste em tarefa fácil, haja vista que estamos enfrentando uma mudança radical de comportamento, consistente no fim da era analógica e a transformação para a era digital no Judiciário brasileiro. Partindo desse pressuposto, nossa administração está engajada não apenas no aperfeiçoamento da gestão de pessoas, nosso maior patrimônio, a fim de viabilizar a adequação de nossas estruturas, mas também na modernização tecnológica, voltada aos desafios da Justiça 4.0, que visa a consolidar um Judiciário 100% digital, capaz de atender às demandas da sociedade cada vez com mais eficiência e agilidade.

Estamos enfrentando esse imenso desafio com ações planejadas e executadas por magistrados e servidores qualificados e comprometidos, honrando essa história de quase 150 anos, sempre solidários às principais causas da sociedade e servindo ao povo gaúcho.

*Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895