Turismo além dos pontos turísticos

Turismo além dos pontos turísticos

O turismo de experiência alia essa atração a outros fatores

Amanda Paim

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Temos observado a força que o turismo de experiência tem ganhado nos últimos tempos. Àqueles que ainda não sabem, esse conceito consiste em atingir o consumidor de maneira emocional a partir de experiências que geralmente são organizadas justamente para isso: impactar. A ideia é estimular vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis, fugindo do binômio do descanso somado à contemplação. 

Podemos dizer que o propósito é justamente unir setores para que a viagem seja algo mais e não apenas a ida a um local para conhecer um ponto turístico.

O turismo de experiência alia essa atração a outros fatores, como uma gastronomia característica da região e de qualidade, por exemplo. Inclusive, temos trabalhado com os setores de alimentos e bebidas para desenvolver ainda mais os produtos com indicação geográfica, justamente para o fortalecimento conjunto dos segmentos. 

A propósito, no caso da gastronomia, a ideia não é apenas oferecer produtos de qualidade, mas também artigos característicos daquela região. A Serra Gaúcha é um grande exemplo de produtos com indicação geográfica. Afinal, quem não conhece os chocolates de Gramado? Os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos? Mais que consumir, quem vai a estes locais é convidado a conhecer a fabricação e a história destes produtos, levando a experiência além dos sabores, conhecendo a origem dessa produção, algo que fica marcado na lembrança de quem passa por esses locais. 

É para fomentar o turismo de experiência e ampliar a capacidade da sua cadeia produtiva, aliando a outros segmentos, que acontece, em maio, mais uma edição do Connection Experience. Reunidos em Gramado, especialistas de todo o Brasil vão trazer conhecimento e práticas aos empreendedores gaúchos para que os setores estejam fortalecidos e que possam gerar ainda mais valor nos destinos do Estado. 


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