Um histórico investimento em estradas

Um histórico investimento em estradas

Por Juvir Costella*

Juvir Costella

publicidade

Uma malha rodoviária em boas condições é primordial para um estado que trabalha para ser cada vez mais forte e competitivo. É por essa razão que, em pouco mais de um ano, já chegamos à impressionante soma de R$ 1,6 bilhão em investimentos destinados a estradas no plano de obras do Programa Avançar, um volume histórico para a qualificação do principal modal de transporte do Rio Grande do Sul.

O número supera o total aplicado em rodovias estaduais nos últimos oito anos, entre 2013 e 2020. Até o final de 2022, serão mais de 3,6 mil quilômetros contemplados com ações de pavimentação, recuperação asfáltica e ampliação da infraestrutura. Serviços aguardados havia décadas pela sociedade gaúcha finalmente tiveram início, resultado de um trabalho sério e assertivo de reequilíbrio das finanças públicas.

Com a capacidade de investimento retomada, elencamos entre as prioridades a conclusão de 205 quilômetros em 28 acessos municipais e de 216 quilômetros em 22 ligações regionais. São vias fundamentais para o escoamento da produção agrícola e o turismo em diferentes regiões. Sabemos que o asfalto leva desenvolvimento, emprego e renda, mas, acima de tudo, devolve a autoestima das pequenas comunidades do nosso Interior.

Mobilizamos, ainda, frentes de serviços para a recuperação de 3.244 quilômetros de estradas. O pavimento e a sinalização em condições renovadas representam redução do custo logístico na circulação de pessoas e cargas e, acima de tudo, a preservação de vidas.

Por todo esse conjunto de ações, já avançamos importantes etapas para o Rio Grande do Sul continuar alcançando resultados expressivos no setor. Mas não se trata apenas de deixar um legado. Ao construirmos pontes e reafirmarmos modelos bem-sucedidos, abriremos caminhos que conduzam os próximos governantes a resultados ainda melhores.

Secretário de Logística e Transportes do RS*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895