Um olhar atento para o turismo

Um olhar atento para o turismo

Viamão é o destino, o turismo é o caminho.

Professor Bonatto

publicidade

Precisamos olhar com atenção e entusiasmo para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul e, assim, projetar um amanhã com mais desenvolvimento econômico e social. No entanto, quando pensarmos em turismo, que o nosso olhar não se direcione apenas para a Serra e Litoral, que possuem um riquíssimo valor, mas para potenciais turísticos que também podem ser encontrados na região metropolitana de Porto Alegre, em específico no município de Viamão.

A importância de Viamão para o desenvolvimento do turismo ainda não é reconhecida, mas o município que possui uma área territorial três vezes maior que Porto Alegre, que por 10 anos foi a capital dos gaúchos, é berço de empreendimentos que são referência em nível nacional e internacional. Viamão é o município do Brasil com a maior quantidade de oliveiras plantadas em um único pomar, são mais de 210 mil árvores. Além disso, o azeite de oliva da Estância das Oliveiras já soma mais de 40 premiações internacionais só em 2023.

É onde está localizado o ecoresort referência em competições esportivas, o Vila Ventura, onde está o autódromo Internacional de Tarumã, o Parque Estadual de Itapuã, Parque Saint-Hilaire, a igreja Nossa Senhora da Conceição, segunda mais antiga do Estado e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Entre matas e campos, morros e faróis, a riqueza ambiental existente em Viamão é um tesouro a ser descoberto e aproveitado com consciência. A extensa área ambiental possibilita que Viamão seja um dos polos de energia eólica no Estado, com o Complexo Eólico Pontal.

Precisamos entender a importância do turismo, trabalhar por políticas públicas que impactem a economia local, gere emprego, renda, desperte a sensação de pertencimento e credibilidade. Ao mirar em uma área, movimentamos muitas outras. Um grande número de gaúchos mora na região metropolitana de Porto Alegre. Todas as pessoas podem ficar por aqui para conhecer novos lugares e tirar um plano empreendedor do papel. Viamão é o destino, o turismo é o caminho.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895