Uma homenagem para quem faz acontecer

Uma homenagem para quem faz acontecer

Por Guliver Leão*

Correio do Povo

publicidade

Sempre reforçamos a necessidade de informação de qualidade, vinda de fontes confiáveis. Ao longo deste um ano de pandemia, o jornalismo mostrou-se, com certeza, um artigo de primeira necessidade.

Há um ano, foi preciso mudar a forma de trabalho. As redações se esvaziaram, os jornalistas passaram a trabalhar de casa, a fazer coletivas de imprensa virtuais e muitos foram para a linha de frente para cobrir, por meio da TV, jornais e rádios, a pandemia em hospitais, cemitérios e nas ruas. Os jornalistas e os veículos de comunicação tomaram fôlego, se adaptaram e vêm se empenhando mais do que nunca para trazer conteúdo relevante – sempre atentos ao compromisso ético de produzir e transmitir informações verdadeiras – e fazer acontecer.

Esses profissionais, que se esforçam para trazer sempre a notícia validada em todas as suas nuances, precisam lutar com uma preocupante soma de fake news e, no exercício de sua atividade são, por vezes, hostilizados e vítimas de violência. Torço para que os jornalistas sejam resilientes e para que a violência contra a imprensa, em qualquer de suas formas, diminua. É preciso reconhecer que os jornalistas se reinventam sempre que necessário para prestar esse corajoso trabalho e se colocam na linha de frente todos os dias, mesmo sob ataques que pretendem comprometer a liberdade de imprensa e de expressão. E reconhecer, ainda, que a incansável guerra às fake news faz, agora, parte da profissão.

Por isso, neste 7 de abril de 2021, Dia do Jornalista, acredito que devamos reservar um momento para refletir sobre a importância desses profissionais, que são responsáveis por trazer conteúdo e informação às nossas vidas. Sintam-se homenageados e valorizados. Um feliz Dia do Jornalista para quem faz acontecer.

*Presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (Fenaert)


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895