Uma Porto Alegre para se encantar

Uma Porto Alegre para se encantar

Por Júlia Evangelista Tavares*

Correio do Povo

publicidade

O poeta Carlos Drummond de Andrade disse certa vez que “era no mar que se escrevia uma cidade”. Porto Alegre não tem mar, mas é inegável que abriu-se ao lago Guaíba. E talvez, da nossa orla, maior símbolo de beleza da cidade, uma nova Porto Alegre surgiu: revigorada, encantadora e vibrante. Não é à toa que o setor de turismo vive seu melhor momento. Do resgate à cidade, vem o renascimento de nossa identidade. E, quando as pessoas se orgulham e aproveitam o lugar onde moram, todos passam a desejar os encantos.

Foi assim que construímos a Porto Alegre de hoje. Reestruturando o centro histórico, parques, praças e orla. Resgatando o patrimônio arquitetônico e cultural. Modernizando o aeroporto, a infraestrutura como um todo e, assim, descobrindo uma vocação turística negligenciada por longos anos.

Somente o South Summit, em 2023, além de consolidar Porto Alegre na rota do turismo de negócios, transbordou para o turismo de lazer e impactou a cidade. A taxa de ocupação dos hotéis, por exemplo, saltou de 57% para 90% e o setor inteiro, incluindo bares e restaurantes, criou 47% a mais de empregos em relação ao mês anterior. Reunimos mais de 20 mil pessoas, 7,5 mil empresas e 2,5 mil startups. A carteira de negócios do evento superou os 65 bilhões de dólares e, para este ano, os números devem ser ainda mais audaciosos.

Assim, mostramos ao mundo uma Porto Alegre dinâmica, aberta aos negócios e à inovação. Uma capital alegre que está na rota de corredores do mundo inteiro com a Maratona Internacional e de apreciadores de uma boa cerveja com o segundo maior polo cervejeiro do país. Do lazer aos negócios, a cidade de hoje se abre aos grandes eventos corporativos e aos grandes shows nacionais e internacionais.

E, assim, vamos escrevendo uma nova história para Porto Alegre. Estamos edificando uma bela obra sobre essa capital incrível e com um potencial turístico esquecido. Afinal, nós não precisamos enxergar poesia por trás do concreto de cada esquina. Não quando temos o pôr do sol mais lindo do mundo para contemplar.
*Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895