União e evolução com os olhos no futuro

União e evolução com os olhos no futuro

Por Anderson Trautman Cardoso*

Anderson Trautman Cardoso

publicidade

Há 95 anos, os setores produtivos do Rio Grande do Sul tomavam um caminho inovador. Reunidas em Bagé, as então chamadas Associações Comerciais e Praças de Comércio uniam-se para resolver coletivamente os problemas que os empreendedores enfrentavam de forma individual. Nascia ali mais do que uma entidade, surgia um compromisso com o desenvolvimento do Estado.

A partir daquele 28 de outubro de 1927, nossa entidade tornou-se um bastião na defesa de temas que contribuam para que o Brasil e o Rio Grande do Sul avancem e ganhem competitividade. A defesa intransigente da liberdade e a luta por um Estado mais eficiente, que custe menos para os cidadãos, está na base de uma atuação sustentada por lideranças que se dedicaram para contribuir por mais de nove décadas para a construção de um Rio Grande melhor para todos os gaúchos.

Nos últimos dois anos, além de contribuir no enfrentamento da pandemia e com propostas para a melhoria da infraestrutura de nosso Estado, trouxemos a inovação para o centro do debate em nossa entidade. No âmbito da agenda de transformações estruturantes, além da defesa da responsabilidade com o orçamento público, reforçamos a importância de uma reforma administrativa que reduza o custo da máquina pública e traga mais eficiência na prestação de serviços públicos. E destacamos, mais ainda, a relevância de uma reforma tributária que reduza a burocracia e o custo para quem empreende, que contribua para diminuir desigualdades sociais e que eleve a competitividade de nossas empresas.

Evoluímos muito ao longo das últimas décadas, mas grande parte dos desafios que enfrentamos hoje não diferem daqueles vividos há quase um século — e se assemelham, também, pela dedicação com que os empresários gaúchos os enfrentam na Federasul. Marcas lapidadas por nossa atuação, que seguiremos fortalecendo, juntamente com nossas filiadas, valorizando nossa história e trabalhando por futuros ainda mais inovadores.

*Presidente da Federasul (2021-2022)


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895