Use equilíbrio e bom senso. Sem moderação

Use equilíbrio e bom senso. Sem moderação

Por: Gilberto Jasper*

publicidade

O artigo da doutora Marihá Lopes, intitulado “Ansiedade social, o novo sofrimento pós-Covid-19”, publicado dia 23 no Correio do Povo, dá o que pensar. Longe de ser um expert, afinal milito no jornalismo há mais de 40 anos, sou um curioso no tema, cada vez mais preocupante.

Ao longo da pandemia, os transtornos de saúde mental se agravaram por motivos conhecidos. Acredito que novos fatos, números, dados e cifras relativas à crise mundial que perdurou por dois anos ainda estão por vir. Tenho a convicção de que acontecimentos relevantes, ainda obscuros, surgirão para explicar o que hoje parece incompreensível.

Apesar do arrefecimento dos números, o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara em alguns ambientes é motivo de preocupação. Novas variantes da Covid-19 trazem apreensão e medo. No Brasil, a plena recuperação mental da população ainda é um objetivo distante, cuja efetividade é impossível de prever.

Além da ameaça de novas variantes da pandemia, o país vive momento conturbado resultante da divisão política que se estabeleceu após o pleito de 2018 e que atingiu diversos segmentos, inclusive a mídia. A guerra travada por escaramuças em redes sociais eclodiu na eleição recém-finda. Ato seguinte, ganhou as ruas, invadiu os meios de comunicação, comprometendo as relações sociais, inclusive os encontros familiares.

É impossível prever o que ainda vem por aí. As manifestações nas ruas e rodovias persistem há semanas em vários pontos do território nacional em desafio à legalidade. Em Brasília, as discussões sobre o orçamento da União seguem aquecidas. Teremos pela frente a nomeação dos novos ministros e titulares dos principais cargos de diversos escalões. Interesses contrariados daqueles que não lograram êxito para nomeação em cargos de relevância, acusações de omissão de dados – comum em processos de transição acirrados como assistimos – e outros episódios explosivos prometem gerar muita notícia, fake news, distorções.

Diante do quadro de efervescência, não se pode estipular prazo para o retorno à serenidade mental. Mas é lógico prever que os profissionais de saúde retomarão as longas jornadas de trabalho de 2020 e 2021. Por isso, recomenda-se o uso de equilíbrio e bom senso. Sem moderação.

*Jornalista


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895