Volta às aulas 2022: expectativas, cuidados e esperanças

Volta às aulas 2022: expectativas, cuidados e esperanças

Por Sônia Oliveira da Rosa*

Sônia Oliveira da Rosa

publicidade

O título provocativo deste artigo apresenta três conceitos importantes quando a pauta é educação escolarizada, ainda no contexto pandêmico. O início do ano letivo se aproxima e com ele muitas expectativas. Nesta esteira, estão os gestores, profissionais da educação, familiares e, principalmente, os estudantes que manifestam um misto de sentimentos, envolvendo euforia e entusiasmo por rever amigos e professores e, ao mesmo tempo, medo de não ser aceito ou de “não dar conta” desta nova etapa. E, nesta mesma esteira, está a alegria dos gestores escolares e professores que se preparam para o acolhimento dos alunos, trabalhando para que suas expectativas e seus anseios sejam alcançados.

Do ponto de vista do cuidado, algumas considerações são relevantes, ainda que a mudança das práticas no cotidiano escolar já tenha sido vivenciada. Em Canoas, o trabalho intersetorial prevaleceu desde a revisão do calendário escolar aos protocolos sanitários. As escolas possuem Planos de Contingência que é aferido pelo COE-Municipal (Centro de Operações de Emergência em Saúde) e estão orientadas quanto aos cuidados preventivos à Covid-19. Ainda nesta perspectiva, cabe salientar que o fator segurança também é importante no retorno às atividades escolares. Para tanto, o Programa Cidade do Cuidado, implementado e executado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, tem como um dos seus eixos a Ronda Escolar, que garante tranquilidade à comunidade escolar.

Por fim, e muito mais importante, é a última palavra apresentada no título deste texto: esperança, mas não a esperança do verbo esperar. Antes pelo contrário, a esperança de ESPERANÇAR, ou seja, acreditar, sonhar e construir um futuro promissor a todos envolvidos no contexto escolar, em especial, aos estudantes que precisam de todo apoio e de mobilização social para que tenham sucesso na trajetória escolar, considerando os dois anos de pandemia que estagnou o curso da normalidade no mundo. Poderia aqui relatar todas os projetos endereçados à rede municipal de ensino, o que farei em outro momento, mas, para início de ano letivo, quero, em nome da administração de Canoas, desejar que as janelas da esperança, da resiliência, da parcimônia e do sucesso estejam abertas para receber nossas crianças, adolescentes e adultos. Sejam todos bem-vindos ao início do ano letivo de 2022.

Doutora em Educação e Secretária da Educação de Canoas*


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895