Como apresentar um cão a um gato?

Como apresentar um cão a um gato?

publicidade

A relação harmônica entre animais de outras espécies, como cães e gatos, muitas vezes é considerada difícil. Entretanto, podemos tornar o convívio de diferentes espécies de bichos em algo tranquilo e muito agradável para eles e para a família também. Se desenvolvermos a habilidade de sociabilizar o animal, acostumamos ele a tratar de forma natural a aproximação e interação com outros animais.Foto_divulga0.jpg


Qualquer apresentação deve ser feita com cautela, prezando sempre pelo bem-estar físico e emocional dos envolvidos. A aproximação inicial deve ser feita de forma gradual, respeitando a sensibilidade e sendo gerenciada de forma positiva (com petisco, por exemplo) pelo tutor e/ou adestrador. É necessário seguir um protocolo para que eles se acostumem com essa aproximação.Foto_divulga01.jpg


É essencial utilizar recursos para aumentar a segurança na hora da apresentação, como colocar o cão preso com coleira e guia. Animais maiores podem usar a coleira de cabeça (não de pescoço). O gato também deve estar em uma caixa de transporte ou coleira com guia. Cortar as unhas e usar focinheira evita acidentes, até mesmo com o dono. Todo e qualquer item descrito acima precisa primeiro ser dessensibilizado, ou seja, o animal não deve ter medo ou se sentir desconfortável com o equipamento.


Durante os treinos, certifique-se de que o local é neutro, realize movimentos lentos e cuide para não fazer barulhos. Essas são práticas que auxiliarão bastante durante todo o processo. Apresentar os animais após já terem realizado algum exercício (brincadeira e caminhada) tornará o treino muito mais tranquilo, pois os animais estarão mais relaxados.


Temos que ficar atentos aos sinais que os animais transmitem. Rabo em pé ou orelhas para trás são posturas que indicam diferentes sinais para felinos e caninos. Pessoas que estudam esses comportamentos podem interpretar muito mais facilmente os sinais que os animais apresentam. Caso queira ajuda de um profissional para realizar essa apresentação com segurança, entre em contato com a Cão Cidadão.


Por Heidy Valéria Schneider, adestradora da Cão Cidadão



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895