Dia Nacional da Toninha será festejado em Torres

Dia Nacional da Toninha será festejado em Torres

Evento contará com exposição de uma réplica do mais ameaçado golfinho brasileiro

Luciamem Winck

Pinturas em tela retratarão a espécie e o ambiente onde ela vive

publicidade

Neste sábado, 1º de outubro, será comemorado o Dia Nacional da Toninha. A data foi escolhida por representar o início do período de nascimentos da espécie. A toninha é o menor e o mais ameaçado golfinho brasileiro e ocorre apenas em águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina. Para celebrar a data no Litoral Norte gaúcho, o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), estará realizando uma exposição ao ar livre, em Torres, que reunirá ciências e artes para divulgar a espécie e valorizar a biodiversidade marinha brasileira. 

Como parte das atrações, estarão expostas uma réplica de toninha em tamanho natural, peças do acervo científico e pinturas em tela retratando a espécie e o ambiente onde ela vive. As pinturas foram produzidas por quatro artistas plásticos gaúchos Lilian Maus, Louise Kanefuku, Jorge Herrmann e Taty Vivian. Na oportunidade, o público poderá também realizar oficinas curtas e atividades interativas, especialmente destinadas ao público infantil, incluindo a montagem de um mosaico sobre a toninha. 

Conforme destacado por Paulo Ott, pesquisador do Gemars e professor da Uergs, a ideia é fazer com que a toninha seja mais conhecida pela população. Apesar de viver próximo à costa e de ser o mais ameaçado dos golfinhos brasileiros, poucas pessoas conhecem a espécie. “Para conservar a biodiversidade, é fundamental estabelecermos vínculos com as espécies em nosso entorno”, complementa Ott. A exposição ocorrerá na sede do Gemars, na rua Saldanha da Gama, 937, em Torres, das 10h às 17h, com entrada gratuita. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895