Gramadozoo acolhe cinco gambás órfãos

Gramadozoo acolhe cinco gambás órfãos

Após atingirem a maturidade, o s animais serão reinseridos na natureza

Luciamem Winck

Filhotes foram encontrados após morte da mãe por atropelamento

publicidade

O Gramadozoo recebeu cinco filhotes de gambá órfãos. Os animais foram resgatados, no bairro Carniel, pela Prefeitura de Gramado e encaminhados ao zoológico para tratamento com autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Com aproximadamente 25 dias de vida, os filhotes ficaram órfãos depois que a mãe foi atropelada.

Conforme o veterinário Thomas Poulton, responsável técnico do Gramadozoo, a primavera é a estação dos filhotes. “É muito comum receber filhotes de gambá órfãos de mães atropeladas. Elas carregam vários filhotes junto ao corpo até eles crescerem e ficarem independentes. Com isso, as mães ficam mais lentas, aumentando a probabilidade de acidentes quando estão atravessando as estradas”, explica.

Poulton observa que os gambás são onívoros e atuam tanto como dispersores de sementes quanto no controle de carrapatos e escorpiões. “Os gambás são imunes ao veneno dos escorpiões, que fazem parte da dieta da espécie. São animais muito importantes no controle de pragas”, diz.

O veterinário observa que os filhotes exigem cuidados especiais na alimentação. Após atingirem a maturidade, o objetivo é reinserir os animais na natureza. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895