Kabang: a heroína retornará para casa

Kabang: a heroína retornará para casa

publicidade

A cadela Kabang, que ficou conhecida após salvar a vida de duas meninas nas Filipinas, vai voltar para o país após receber tratamento e ser liberada nessa segunda-feira. O animal, que perdeu o focinho, foi tratado por médicos veterinários da Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos. Segundo os especialistas, não era possível reconstituir o focinho da peluda. Kabang pulou em frente a uma motocicleta em dezembro de 2011 nas Filipinas e salvou a vida das primas Dina Bunggal (filha de seu dono e sua melhor amiga) e Princess Diansing, que estavam atravessando a rua sem saber que um veículo descontrolado estava indo na direção delas. No momento em que ocorreria o choque, Kabang, a cadelinha da família de Bunggal, surgiu do nada e se colocou no caminho da moto. As primas foram atingidas, mas saíram ilesas, assim como o condutor do veículo. O acidente aconteceu na cidade de Zamboanga.Uma testemunha disse que ficou impressionada com a forma como o animal parou a moto, sem medir as consequências. Antes de o veículo bater nas meninas, Kabang colocou sua cabeça na frente da roda dianteira, que, no entanto, continuou se movendo, prendendo o focinho da cadela. Cerca de um ano após o acidente, uma enfermeira americana levantou fundos para levar o animal para os Estados Unidos, já que nas Filipinas os especialistas não teriam conseguido tratá-la.
Inicialmente, os médicos na universidade de Davis descobriram que ela tinha câncer e vermes no coração. Foi então que especialistas em oncologia, doenças infecciosas, cirurgia, medicina interna e cuidado ambulatorial passaram a se dedicar, na tentativa de salvar a peluda. Após tratar os problemas iniciais, os veterinários realizaram duas cirurgias, em março, para refazer cílios, narinas, partes da pele e outras partes da face de Kabang.

Heroína

O drama de Kabang, uma cadelinha SRD, começou quando ela pulou na frente de uma motocicleta para salvar a vida de duas meninas. Ela acabou sendo atingida e perdeu o focinho. Machucada, ela saiu correndo do lugar e só apareceu novamente depois de duas semanas. Vendo o resultado, o veterinário local se ofereceu para sacrificá-la, mas seu dono percebeu que Kabang não estava sofrendo. Ela havia aprendido a comer com a ajuda de suas patas e estava se ajustando a sua nova condição.
Mesmo assim, Kabang ainda precisava passar por  cirurgia, já que suas feridas não cicatrizavam corretamente. E o único lugar onde esse procedimento é feito é na Califórnia. Para a viagem, foram necessários mais de 20 mil dólares. O dono de Kabang se voltou para a internet para levantar os fundos. E, como sempre, os internautas não decepcionaram. No dia 8 de outubro do ano passado, a cadelinha viajou para a Califórnia, de onde retornará em breve para junto de sua família humana. Kabang ganhou inclusive um site - http://www.careforkabang.com/.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895