Kabang: uma lição de vida

Kabang: uma lição de vida

publicidade

A história da cadela Kabang é emocionante e heróica. Vendo que suas tutoras corriam perigo, a mascote não pensou duas vezes e saltou em frente a uma motocicleta para salvá-las. As primas Dina Bunggal, 11 anos, e Princess Diansing, 3 anos, estavam atravessando a rua sem saber que um veículo descontrolado estava indo na direção delas. No momento em que ocorreria o choque, Kabang, a cadelinha da família de Bunggal, surgiu do nada e se colocou no caminho da moto.
As primas foram atingidas, mas saíram ilesas, assim como o condutor do veículo. O acidente aconteceu na cidade de Zamboanga, nas Filipinas. Uma testemunha disse que ficou impressionada com a forma como o animal parou a moto, sem medir as consequências. Antes de o veículo bater nas meninas, Kabang colocou sua cabeça na frente da roda dianteira, que, no entanto, continuou se movendo, prendendo o focinho da cadela.
Rudy Bunggal, pai de Dina e tutor da cadela, também viu como Kabang salvou as meninas. "Os ossos do focinho superior foram esmagados, e nós não podíamos fazer nada para salvá-la. Apenas a puxamos para fora da roda da moto", explica. Assim que foi libertada, Kabang fugiu tão rápido que ninguém foi capaz de encontrá-la. A cadela ficou desaparecida durante duas semanas. Quando ela finalmente voltou para casa, sua aparência estava bem diferente. É que Kabang perdeu a parte superior do focinho.
Mas sua família adotiva, é claro, não ligou nem um pouco para essa mudança no visual. Em entrevista para o site internacional Inquirer News, Rudy Bunggal foi apenas elogios à cadelinha heroína. "Não importa se Kabang tem o rosto desconfigurado. Para nós, o fundamental é que ela salvou nossas crianças, e nunca poderemos agradecê-la o suficiente por isso", confidencia. O filipino acredita que o ato heroico do animal foi desencadeado pela proximidade com as meninas.
"Kabang não tem o hábito de sair de casa, por isso foi surpreendente quando ela estava na rua pulando em frente a moto", revela. Agora, a cadela vem sendo tratada. Ela só se alimenta com a ajuda das patinhas, mas já voltou à rotina de brincadeiras com as amiguinhas, que salvou. Kabang – que é das Filipinas – foi levada para os Estados Unidos em outubro deste ano graças à iniciativa de uma enfermeira que se comoveu com o drama da cadelinha e criou uma campanha na internet para arrecadar fundos para a viagem até a Califórnia. Mas, antes de tratarem o problema na mandíbula, os veterinários detectaram um câncer no animal e, imediatamente, começaram um tratamento.
Agora, com os exames apontando que o câncer provavelmente foi superado, os veterinários estudam uma maneira de reconstituir o focinho do animal, já que as estruturas nasais estão expostas, o que o torna suscetível a infecções. Depois do tratamento, os veterinários dizem que Kabang poderá voltar ao seu país. E olha que, nas Filipinas, um veterinário queria sacrificar Kabang após o acidente que a fez perder a mandíbula superior. Mais uma prova de que a vida sempre vale a pena! Outra lição do mundo animal para todos nós. Força Kabang!

Fonte: R7


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895