Natação e picolé para refrescar

Natação e picolé para refrescar

publicidade

Os animais do Gramadozoo estão participando de atividades especiais para amenizar o calor do verão gaúcho. Para evitar o estresse em cativeiro, a equipe técnica realiza atividades ocupacionais com a bicharada e, em dias de temperaturas elevadas, os felídeos, canídeos e primatas estão ganhando picolés de carne, peixe e frutas. Além de petiscos congelados, as onças são estimuladas a nadarem nos recintos.[gallery columns="4"
Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, a atividade faz parte da programação de férias do zoo, que vai ate 31 de janeiro, e pode ser acompanhada pelos visitantes.
Além de refrescar, o enriquecimento ambiental especial de verão ajuda a manter o bem-estar em cativeiro. “Quanto mais tempo o bicho passa saboreando o alimento congelado, mais ele ocupa o tempo. Não é alimentação, mas uma atividade de enriquecimento ambiental. Os animais são alimentados nos horários normais”, explica o veterinário.
Os felinos também participam de atividades na água. Iscas são colocadas dentro dos lagos dos recintos, estimulando as onças a mergulhar e nadar para pegar o alimento.
Segundo Stadler, o zoo conta com outros mecanismos para combater o calor. “Os dispersores de água dos recintos são acionados com maior frequência quando está mais quente. O sistema possui cisternas que captam água da chuva”, afirma. O Gramadozoo funciona diariamente das 9h às 17h e fica no Km 35 da ERS 115.

 

Fotos Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895