capa

O que fazer com pet nos dias de chuva?

Por

publicidade

Essa é a época que passamos por longos períodos de chuvas, o que impossibilita nossos peludos de realizarem os seus passeios diários. Pensando nisso, resolvi escrever sobre algumas atividades que podemos realizar nesses dias molhados.


Brincadeiras


Que tal fazer uma seção de brincadeiras com o seu peludo? Nesse quesito temos muitas opções, como brincar de bolinha (arremessar e buscar), pega-pega correndo pela casa, cabo de guerra, mordedores, ossos, cordas. Tudo torna-se uma grande diversão se o dono estiver brincando junto.


Estímulos mentais


São aquelas brincadeiras que, além de divertir o cão, fazem com que ele raciocine. Um bom exemplo são as brincadeiras de caça ao tesouro ou esconde-esconde.


Podemos colocar petiscos dentro de caixinhas, esconder pela casa e logo após liberar o pet para procurar. No início, para que o amigão entenda a brincadeira, coloque em locais mais fáceis de encontrar e, aos poucos, aumente a dificuldade.


Gastar energia para comer


Nada como um passatempo que tenha por objetivo alimentar-se. Experimente dar a refeição do pet em brinquedos recheáveis em vez de, simplesmente, colocá-la no potinho de comida. Existem diversos brinquedos comedouros (Kong, Pet Ball, Redondog etc) onde podemos colocar comida ou ração dentro e o animal tem que interagir com o objeto para obter a guloseima que está dentro.


Truques ou comandos


Se o seu cachorro sabe fazer truques, utilize os dias chuvosos para aperfeiçoar os que ele já tem conhecimento e para ensiná-lo novos. Se seu cãozinho não sabe fazer nenhum truque, então, comece com comandos básicos, como “Senta”, “Deita”, “”Dar a pat” etc. O treino de comandos e truques é um ótimo exercício para o pet, porque, além de exercitar a concentração e a obediência, gera gasto de energia.


Massagem


Você pode fazer uma boa massagem no seu amigão, pois além de criar uma relação de afeto entre o tutor e o pet, a atitude pode ser benéfica para a saúde do bichinho. A massagem relaxa e ajuda na circulação sanguínea. Para cães mais velhinhos auxilia na manutenção do tônus muscular e, em cãezinhos mais novos e cheios de energia, uma boa sessão de massagem contribui para acalmar o peludo.


Sofá


Minha última dica é uma das preferidas de muitos peludos e seus donos. Se você não se empolgou com nenhuma das dicas citadas anteriormente, então, pode aproveitar o dia de chuva para ficar bem acomodado com seu amigão em um belo e confortável sofá. Se tiver um pote com pipocas e uma televisão com várias opções de programação, a diversão estará garantida.


Bons dias chuvosos!


Por Tiago Cardoso, adestrador franqueado da Cão Cidadão / Fotos Divulgação