Prefeitura de Lajeado lança “Patinhas que Cuidam”

Prefeitura de Lajeado lança “Patinhas que Cuidam”

Projeto é desenvolvido com cães abrigados no Canil Municipal que estão aptos para adoção

Luciamem Winck

Golden Mel encantou as crianças e adultos durante lançamento da iniciativa

publicidade

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), lançou o projeto social “Patinhas que Cuidam”, de terapia com cães do Canil Municipal. A iniciativa tem como objetivo promover atendimentos de reabilitação realizados com cães do Canil para crianças em escolas, pessoas hospitalizadas, pessoas com necessidades especiais em instituições e idosos em abrigos ou casas de repouso. O lançamento do projeto ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado, que será uma das entidades atendidas pelo projeto, e contou com a presença da Mel, uma Golden Retriever dourada que encantou as crianças da entidade.

Trata-se de uma terapia facilitada por cães, por meio da qual os profissionais de uma equipe multidisciplinar utilizam os animais como um reforço, estímulo e uma forma de facilitar a reabilitação da pessoa que necessita do atendimento. Conforme o titular da Sema, Luis André Benoitt, os cães do Canil serão adestrados para poder participar das terapias. "É uma forma de aprimorar a reabilitação e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nestes espaços. Já foi provado em estudos que este tipo de terapia ajuda a desenvolver capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais. O projeto também visa adestrar os cães para que sejam mais facilmente adotados, pois o Canil está atendendo com o dobro de sua capacidade", explicou o secretário.

O prefeito Marcelo Caumo ressaltou a importância de usar os cães do Canil Municipal para um projeto terapêutico. "São cachorros que estão sendo cuidados pelo município e que, a partir de agora, vão ajudar as pessoas com as terapias de reabilitação. Depois de treinados, eles também poderão ser adotados por famílias, já que atualmente eles não têm um lar", avaliou. O presidente da APAE, Marco Antônio Moresco, afirma que a iniciativa tem muito a contribuir com o desenvolvimento das pessoas atendidas pela entidade. "Percebemos que será um processo muito importante, principalmente para as crianças com autismo. Cada cão será avaliado pela equipe e terá acompanhamento para interagir com as crianças. Será um projeto muito importante para a APAE", destacou Moresco.

Os cães para adoção serão adestrados pela empresa contratada Cão Solução, que ensinará, em 30 dias, o básico da obediência, como não pular, controlar o latido, aprender comandos de caminhada, sentar, deitar, entre outros. Por mês serão encaminhados 10 cães, que após o período estarão aptos para serem adotados pela comunidade. Já o processo de adestramento para os cães que integram o projeto “Patinhas que Cuidam” deve levar cerca de 60 dias, dependendo da personalidade do cão.

Conforme o adestrador Dieison Müller, eles serão preparados para atender a mais comandos e terão o treinamento mais direcionado ao projeto. As escolas, hospitais, instituições e abrigos que tiverem interesse em receber uma visita dos cães terapeutas deverão realizar inscrição para apreciação e agendamento na Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, na rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, no bairro Americano, junto ao Parque do Engenho ou pelo telefone (51) 3982-1100.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895