Primavera fértil no Gramadozoo

Primavera fértil no Gramadozoo

publicidade



Os cuidados com o bem-estar animal não param de gerar resultados positivos no Gramadozoo. Após a segunda postura anual consecutiva, outro casal de pinguins-de-magalhães choca um ovo no parque. A última postura ocorreu no dia 21 de novembro. Com a formação do casal, agora são três ovos sendo cuidados initerruptamente em dois ninhos no recinto. Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, o fato de os pais não possuírem experiência motivou cuidados especiais da equipe. Os veterinários observaram o comportamento da fêmea, que parecia procurar um local para postura. “Fizemos um novo ninho no recinto e, dois dias depois, ela colocou o ovo. Procuramos recriar o habitat o mais próximo do natural”, afirma Stadler.

DOIS CASAIS


Depois da inédita reprodução em 2012, um casal de pinguins voltou a copular / Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos

O primeiro casal a reproduzir no zoológico continua fazendo rodízio para chocar mais dois ovos. Em 2012, os pais surpreenderam a equipe após a reprodução dupla de pinguins. Conforme a técnica em veterinária Christina Capalbo, o próximo nascimento do casal deve ocorrer na primeira semana de dezembro. Já o ovo do segundo casal, deve descascar entre o final do próximo mês e o começo de janeiro de 2014. “São pais de primeira viagem, mas estão cuidando muito bem do ovo. É bem provável que o filhote nasça”, acredita. Para ela, o fato demonstra a total adaptação da espécie ao pinguinário do Gramadozoo. “O pinguim-de-magalhães é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo. Estamos felizes com o sucesso do nosso manejo e por contribuir com a preservação da espécie”, afirma Christina. Apesar de crença popular de que pinguins gostam do frio, a postura dos ovos ocorre justamente após o início do calor. “Das 18 espécies de pinguins apenas quatro vivem no frio extremo. O pinguim-de-magalhães migra em correntes marítimas mais quentes em busca de alimento e para reproduzir”, explica a técnica em veterinária.

BEM-ESTAR ANIMAL

Depois de ser reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM/RS), o bem-estar animal continua pautando as ações do Gramadozoo, que promoveu no sábado passado o 1º Mini Curso Bem-Estar Animal, Educação Ambiental e Condicionamento de Animais Silvestres. Com aulas teóricas e práticas, o mini curso reuniu veterinários, biólogos e acadêmicos. No domingo, o parque sediou também o encontro do Grupo de Medicina Selvagem RS.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895