Recompensa para matança de animais

Recompensa para matança de animais

publicidade



Essa atitude já havia sido cogitada pelo deputado Sergei Krivonosov, que dizia ser esta a ação mais razoável de preparação rápida da cidade para os Jogos Olímpicos de Inverno. Segundo Sergei, na época, “os animais de rua serão exterminados para garantir a segurança dos visitantes e melhorar a imagem da cidade. É óbvio que não pode haver animais nas ruas. Temos responsabilidades para com a comunidade internacional” e terminou declarando que matá-los é simplesmente o modo mais rápido de resolver o problema”.
Era uma atitude para adequar a cidade aos padrões exigidos pela organização dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas que, após suscitar diversas reações negativas, foi abandonada. É importante ressaltar que o projeto foi abandonado por não haver nenhum inscrito no edital público. Nenhuma empresa se prontificou para realizar a matança. O que parece é que, agora, a solução encontrada pelo prefeito da cidade foi liberar a matança para os próprios cidadãos, com incetivos financeiros e cobertura legal. No site Change é possível assinar uma petição contra a prática de “higienização social” aplicada aos animais. Esses animais são assassinados porque são um pedaço da paisagem que a cidade não quer mostrar. Eles são, em termos precisos, “higienizados”, já que a matança tem como pressuposto uma certa “limpeza” da cidade. Limpeza daquilo que incomoda, que não faz parte do projeto ideal para os Jogos. O animais abandonados, que não são culpados em nenhum grau, acabam se tornando as vítimas desta situação.
Uma das antigas tentativas de justificar os assassinatos estava relacionada, também, com a segurança do futuro público das Olimpíadas. Mas esta segurança não era problema para a população local até o momento. Criticando a ação planejada pela administração de Sochi, Olga Noskovets, ativista e organizadora de manifestações pró-animais na região, argumentou que “durante um tempo, serão menos animais, visivelmente. Mas além de não resolver o problema, teremos um aumento do número de ratos”. Ou seja, a cidade de Sochi estaria exposta a uma ação antiética, completamente inaceitável e, a longo prazo, inútil.
Em carta enviada ao prefeito da cidade e aos organizadores dos Jogos Olímpicos cada vez que a petição é assinada, os ativistas expressam toda sua repulsa pela brutalidade contra os animais na região:
“Nós discordamos profundamente deste método bárbaro e primitivo de lidar com a população de animais abandonados e gostaríamos de pedir que vocês repensem suas posições a respeito desta situação. O dinheiro oferecido para cada assassinato poderia ser destinado para clínicas de castração ou, até mesmo, para lares de adoção de animais abandonados. Encorajando os cidadãos a assassinar animais, vocês estão contribuindo para a criação de futuros monstros e criminosos.”
“Matar nunca é a solução… Seja um animal humano ou não humano. Oferecer recompensa por um ato tão mau encoraja as pessoas a se adaptarem a um estilo de vida de crueldade e crime, e crueldade nunca deveria ser recompensada. Nós incentivamos vocês a reconsiderarem esta decisão e partirem para um plano mais humano de cuidados à população de animais abandonados, como a castração e a adoção. Nós também encorajamos àqueles que assinarem a petição, a entrarem em contato com os patrocinadores e os avisarem sobre este inimaginável fato”.

 

Fonte: Agência de Notícias de Direitos Animais e Change


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895