Tubarões raros descobertos e eliminados

Tubarões raros descobertos e eliminados

publicidade



O universitário norte-americano Paul Clerkin encontrou vários tubarões raros em uma expedição de dois meses no oceano Índico. Ele teria descoberto oito novas espécies de tubarão, conforme constataram cientistas da Universidade do Estado da Califórnia, onde Clerkin estuda. Os animais foram capturados em área remota, nas profundezas do Índico. Para chegar até o local, ele viajou sete dias de barco, em mar aberto, acompanhado de pescadores. Ele espera confirmar a descoberta das novas espécies analisando 86 amostras de material genético e dados de cada um dos animais encontrados.

O diretor do Moss Landing Marine Laboratories, Dave Ebert, disse que a descoberta pode ser a mais importante desde a descoberta do tubarão branco. “Tubarões brancos são protegidos na América e em muitos lugares do mundo, enquanto estas novas espécies eram desconhecidas e por isso não puderam ser preservadas”, afirmou. A expedição encontrou ainda tubarões da espécie Pseudotriakis microdon, considerados muito raros. Segundo Clerkin, os pescadores no barco capturaram dezenas, o que pode servir para analisar se os tubarões são realmente poucos ou apenas vivem em locais profundos e de difícil acesso.

"Apesar da descoberta dos tubarões ter sido importante, não justifica que dezenas de animais tenham sido capturados e mortos, ainda que para fins alegadamente científicos. Uma expedição científica acabou sendo mais uma expedição pesqueira a matar muitos animais, lhes roubando o direito à vida para fins que provavelmente não vão interessar aos animais das espécies descobertas e atacadas. A ciência possui um código bioético a ser respeitada, e essa ética deve abraçar o direito dos animais de não serem atacados e mortos pelos seres humanos como os tubarões do Índico foram", manifestou-se, por meio de nota, pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda).

(Fonte: Anda)

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895