Novas andanças pelo Rio Grande

Novas andanças pelo Rio Grande

publicidade

Que alegria poder andar por esse Rio Grande amado divulgando livros, incentivando a leitura e debatendo a cultura do nosso estado. Em Alegrete, onde fomos eu e o Juremir Machado da Silva participar da Feira do Livro na semana passada, fiz novos amigos e me surpreendi com os leitores que nem imaginava ter. Quem escreve sempre pensa que tem leitores espalhados por todos os lados, porém quando as pessoas se apresentam, contam que são fãs do que a gente escreve, isso nos emociona. E nos empurra cada vez mais para frente, para a arte, para a vontade diária de contar histórias que toquem a alma desse povo da cidade e do campo. Meu abraço a todos os que foram no Centro Cultural. De cada um de vocês trouxe um pouco de saudade para o meu rancho.

Em São Marcos, na última terça-feira, fiquei surpreso com o número de alunos, professores e tradicionalistas que lotaram o Centro Esportivo e Recreativo Alexandre Zaniol. Minha palestra sobre o Campeirismo e a Revolução Farroupilha teve uma plateia atenta, interessada. Depois autografei muitas "Campereadas" para adultos e crianças. As prendinhas Laura e Beatriz representam a jovem geração de gaúchos ligados à cultura rio-grandense. O patrão do CTG Porteira da Serra, Roque Castilhos, é um abnegado lutador que tem conseguido aglutinar cada mais pessoas em prol do tradicionalismo. Queria em nome dele, e da professora Andréia, agradecer a acolhida que tive naquela pequena cidade, mas com pessoas tão grandiosas.

Alegrete e São Marcos. Cada qual com o seu estilo. Cada uma com sua região e cultura. Mas no coração dos moradores dos dois municípios, batem corações humanos e a alma dessa gente é extremamente gauchesca e brasileira. Estou muito feliz de ter feito amizades nesses dois lugares onde fui convidado. Sigo nessas andanças pelo Rio Grande. Isso, para mim, é um destino e uma forma de salvação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895