Quando Perrinho chorou

Quando Perrinho chorou

publicidade

         Uma semana depois que Fugêncio, Aninha e as crianças voltaram para o Interior, escapando da enchente, o cão se deu conta de que estava sozinho de novo. Tinha sido levado a um abrigo para animais e quando um dos donos foi buscar seu cachorro, os guardas se descuidaram e ele fugiu. Correu para a casa, na beira do rio, mas só encontrou barro dentro dela. Os cheiros dos donos também tinham evaporado. Perrinho era um cachorro esperto e logo percebeu a situação. Foram embora por causa da água. Na verdade, o patrão de Fugêncio foi buscá-lo no Ginásio para que fosse trabalhar na granja da Vila Rica. Fugêncio levou a família, mas Perrinho teve que ficar. Lalau avisou o pai, para que o levassem. "O patrão me disse que já tem muito cachorro, o Perro terá que ficar".

          Olhando agora para o rio que baixava, tentava se lembrar do cheiro de Fugêncio. Era um cheiro de fumo em corda, forte, que o dono pitava quando chegava em casa ao anoitecer, após suas carroceadas pela vila, fazendo pequenas changas e catando lixo seco. Quantas vezes ficava deitado perto de suas penas, cheirando as bombachas. Ah, como era bom e amigo aquele cheiro, nenhum homem mais o exalava,  pelo menos daquele jeito. Os outros cheiravam a cigarro em maço, de fábrica, fedorentos. O palheiro de Fugêncio sim, tinha cheiro bom, adocicado.

          Dona Aninha então, tinha aquele cheiro de cozinha, que lembrava comida boa. Desde criança Aninha cheirava a armazém, quando ajudava o pai no bolicho. Agora Perrinho gostava de cheirar suas saias compridas, onde ela enxugava as mãos e deixava o odor de linguiça, carne fresca, guizadinho que Fugêncio comprava todos os dias no açougue perto da rodovia. Ela fazia um feijão tão bom, quentinho, que a família comia na mesa, alumiada por um lampião a querosene. Perrinho ficava embaixo, catando tudo o que achava. Que tempo bom havia sido aquele.

         E havia Guta, ainda bebê, se empanturrando de leite, sempre com a mamadeira na mão. Às vezes derrubava,  Perrinho corria rápido e tomava aquele leitinho morno, já meio azedinho. Guta tinha aquele cheiro de criança pequena, inconfundível.  Já Lalau cheirava a doce, balas, tijolinhos e à rapadura que ele carregava aos montes nos bolsos.

         Depois de dar voltas e voltas ao redor da casa de madeira, Perrinho ficou olhando desolado para o rio. Não sabia para onde ir. Agora era um cachorro perdido, abandonado por causa da enchente. Onde estivessem, queria estar com eles. No meio daqueles cheiros bons. Um guri passou perto, atirou-lhe uma pedra e disse à mãe:   "Aquele cachorro parece estar chorando".  "Bobagem, cachorro não é gente, não chora".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895