A nova Volkswagen

A nova Volkswagen

Montadora reformula conceitos e propostas arquitetônicas dos concessionários

Renato Rossi

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A Volkswagen reformula conceitualmente e na arquitetura as redes de concessionários no mundo. No Brasil, o grupo Guaibacar é um dos pioneiros na adaptação ao new brand design ou novo desenho. O conceito já está na unidade da Guaibacar na cidade de Canoas, inaugurada na terça-feira. No showroom, há nichos para a exposição de veículos sob intensa iluminação, que segue um padrão global exigido pela marca alemã.

E grandes fotos coloridas no showroom valorizam a diversidade humana. Sob a luz intensa, o design de produtos, como o Nivus e o Taos, é realçado, e os carros parecem flutuar. Esta nova realidade física tem suporte digital: gradativamente os clientes participarão de experiências tridimensionais virtuais no concessionário. 

Segundo o diretor executivo da Guaibacar, Hugo Pinto Ribeiro, as mudanças ocorridas na Volkswagen a partir de 2016 são positivas. A montadora, em uma corajosa autocrítica, trocou o seu slogan “Das Auto” (O carro), que soava de forma arrogante, por um nova logotipia bidimensional e colorida. Que expressa a autenticidade da marca e dispensa frases de efeito. 

A Volkswagen está atenta às mudanças tecnológicas, sociais e econômicas e escuta os consumidores. O resultado no mercado brasileiro são produtos adaptados ao gosto do consumidor que são sucessos de vendas. A renovação conceitual e física da rede Volkswagen acontece em 154 países, com 10 mil revendas que utilizam a digitalização de processos na nova arquitetura. A voz da Volkswagen também mudou: os comerciais da marca são narrados por mulheres com vozes acolhedoras e confiantes. É visão integradora, progressista e surpreendente para uma marca que, por décadas, se mostrou conservadora.

 


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